Tecnocrónica: fraudes, malware e entregas com drones.


Nos últimos sete anos as fraudes em pagamentos online aumentaram 137%. Neste período, só entre 2018 e 2020 este indicador abrandou, para depois disso disparar para valores nunca vistos nos anos anteriores.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

Entre 2020 e 2021, o número de casos reportados de fraudes em pagamentos online disparou 62%, para um total de 1.862 e o número de vítimas associado a estes eventos foi de 293 milhões.

Os dados foram compilados pela Seon, uma empresa britânica com serviços de prevenção de fraude, mas têm por base informação recolhida pelo Identity Threat Research Center nos Estados Unidos.

Segundo uma pesquisa recente da Kaspersky, o Minecraft é o jogo mais usado por agentes maliciosos para a propagação de malware e de outras ameaças cibernéticas.

A empresa dedicada a produtos de segurança adianta que 25% dos incidentes que foram registados por si entre o mês de julho de 2021 e o mesmo mês neste ano de 2022 estavam relacionados com atualizações e conteúdos falsos para o popular jogo eletrónico.

A Kaspersky demonstrou também que, ao longo desse ano, foram registados 23.239 problemas relacionados com o Minecraft. Mas há outros títulos cuja incidência de infeções e distribuição de malware é também preocupante, nomeadamente o FIFA com 10.776 situações (11%), Roblox com 8.903 casos (9,5%), Far Cry com 8.736 infeções (9,4%) e Call of Duty com 8.319 problemas (9%).

A Startup Matternet tem operado na vanguarda da tecnologia de lançamento de drones durante anos, deu agora um passo em frente.

O drone M2 da empresa recebeu uma Certificação de Tipo da Administração Federal de Aviação (FAA).

Este é, assim, o primeiro drone não militar a conseguir esta certificação, o que deverá ajudar a racionalizar os esforços para tornar as entregas por drones um serviço acessível e diário.

Ou seja, estamos mais perto de ver drones nos céus a caminho do seu destino para realizarem entregas de produtos.

Os utilizadores da versão beta do WhatsApp já podem aproveitar a mais recente funcionalidade da app de mensagens, nomeadamente a capacidade de esconder dos seus contactos se está ou não online.

A funcionalidade pode ser vista como um aprofundar da capacidade de esconder a última vez que esteve na app de mensagens e, tal como esta opção já disponível na app, poderá esconder a informação de todos os seus contactos, apenas de alguns deles ou de todos.

Diz o WABetaInfo que esta novidade está disponível apenas para os utilizadores da versão beta do WhatsApp, pelo que será uma questão de tempo até ser lançada na versão final da app.

No cinema, marcamos o regresso de Johnny Depp ao grande ecrã com a estreia do filme “O Fotógrafo de Minamata”.

Realizada por Andrew Levitas e com Depp no papel principal, esta película conta a história de W. Eugene Smith que ganhou fama a fotografar nas linhas da frente durante a Segunda Guerra Mundial, mas agora vive como um solitário, desligado da sociedade e da sua carreira. Quando o editor da Life Magazine lhe pede ajuda para expor um grande escândalo, ele volta ao Japão para revelar ao mundo a realidade dos residentes de Minamata, uma cidade do litoral em que a comunidade está a ser envenenada por mercúrio.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=vvd2z0SbgNg&feature=emb_logo


Share This Post On
468x60.jpg