Tecnocrónica: mais IA, cibersegurança e muitos dados dos vários mercados.


Um recente estudo, que incidiu na forma como a Inteligência Artificial (IA) está a afetar a forma de trabalhar dos mais recentes elementos do mercado laboral, revela que a maioria dos utilizadores desta ferramenta não se sente confortável em partilhar esta informação com os respetivos superiores.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O estudo em questão, elaborado pela Cint e comissionado pela Advertising Week Europe, indica que um terço dos mil trabalhadores inquiridos tem medo de contar aos superiores que usa ferramentas de IA para trabalhar.

Como conta o site Business Insider, este receio está mais presente nas camadas mais jovens de trabalhadores.

Segundo a nova edição do Cyber Signals, o relatório de cibersegurança da Microsoft, o número de tentativas de ataque a emails empresariais aumentou 38% nos últimos quatro anos. Entre abril de 2022 e abril de 2023, a equipa da Microsoft Threat Intelligence detetou, em média, por dia, 56.000 ataques de comprometimento de emails empresariais.

O relatório indica ainda que os cibercriminosos estão a recorrer a novas táticas para atacar as vítimas.

Entre as principais táticas de phishing destacam-se a utilização de truques para atrair a atenção das vítimas, coagindo-as a realizar ações que permitam roubar as suas informações, tática conhecida como “Lure”. Nota ainda para a tática “Payroll” com a qual os cibercriminosos se fazem passar pelos colaboradores da empresa, pedindo que sejam feitas alterações a dados bancários, e ainda para a tática “Invoice”, na qual os atacantes se fazem passar por colegas das vítimas, ou fornecedores da empresa, para as convencer a pagar uma fatura falsa ou uma fatura verdadeira para uma conta falsa.

A Apple divulgou o primeiro relatório de transparência da App Store onde revela que, em 2022, rejeitou mais de 1,67 milhões de aplicações na sua loja virtual.

A empresa nota que analisou mais de 6 milhões de apps submetidas para a App Store. Um total de 1,67 milhões de aplicações falharam em cumprir as regras da loja virtual e como consequência os moderadores rejeitaram a sua entrada.

A Apple também indicou que eliminou mais de 186 mil aplicações em 2022, cumprindo ainda 1.474 pedidos de remoção.

A Sony espera que as vendas da PlayStation 5 comecem a ultrapassar as da PS4 até ao final de 2023, à medida que a empresa recupera os ritmos de produção e distribuição, afetados pela escassez de componentes do ano passado

Numa recente apresentação de resultados, a Sony comparou as vendas da PS5 com as da PS4, nesta fase do seu ciclo de vida, revelando esperar que a PS5 alcance a PS4 em Agosto de 2023 e que comece a ultrapassar as suas vendas em Dezembro.

A Sony revelou também a distribuição dos subscritores do seu serviço PlayStation Plus, confirmando que dos 47.4 milhões de utilizadores, 17% estão subscritos no Premium e 13%.

E no cinema, “A Pequena Sereia” é a estreia da semana que destacamos.

Esta película tem como personagem central Ariel, uma bela e corajosa jovem sereia com sede de aventura. Ela é a mais nova das filhas do Rei Tritão, a mais desafiadora, e anseia por descobrir mais sobre o mundo além-mar. A hipótese de experimentar a vida em terra acaba por colocar a sua vida em perigo, assim como a coroa do seu pai.

Halle Bailey é a protagonista, Javier Bardem e Melissa McCarthy são outros dos destaques do elenco.

Rob Marshall é o realizador. Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=GJNEBQ9oA_M


Share This Post On
468x60.jpg