No âmbito de um percurso para a transição digital e de melhoria na acessibilidade da comunicação com os utentes, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, apresenta o atendimento telefónico automático com base na inteligência artificial.
O processo de instalação deste sistema, iniciado no Serviço de Admissão de Doentes do Hospital José Joaquim Fernandes, será alargado para os restantes Serviços deste hospital e também para os Centros de Saúde durante as próximas semanas.
Quais os benefÃcios que o atendimento por voicebot traz para os utentes quando efetuam o contacto com o Hospital? Na prática, este novo atendimento digital, disponÃvel 24 horas por dia, 7 dias por semana, promove mais agilidade e dinamismo, realizando a assistência à pessoa que liga para a ULSBA com menor tempo de espera, garantindo que todas as chamadas são atendidas e devidamente encaminhadas.
Caso as linhas telefónicas dos Serviços da ULSBA estejam impedidas ou não sejam atendidas por um profissional, o atendimento automático é acionado, solicitando ao utente a sua identificação e o motivo do contacto. A informação é registada e imediatamente direcionada para os serviços competentes que, no próprio dia ou com brevidade, dão resposta ao pedido efetuado pelo utente.
Por isso, para que este processo seja mais fluÃdo, fiável e próximo, é importante lembrar os utentes da importância de manter os dados pessoais sempre atualizados junto dos balcões administrativos da ULSBA. Outra vantagem importante é que o sistema entende todas as mensagens de voz, mesmo aquelas em que existe algum ruÃdo ou barulho de fundo, mantendo um bom padrão de atendimento.
Trata-se de um atendimento mais ágil, mais prático e, ainda assim, personalizado e seguro, eliminando os tempos de espera ou até mesmo a não resposta às chamadas telefónicas que muitas vezes acontecia.