A PayPal bloqueou a conta de uma passageira portuguesa que estava a tentar comprar bilhetes de comboio entre a estação de Cuba, no Alentejo, e Porto/Campanhã. O sistema da empresa de pagamentos confundiu a vila alentejana com a ilha de Cuba.
O caso insólito aconteceu no dia 17 de setembro, quando uma passageira da CP tentava adquirir bilhetes de comboio de Cuba para Campanhã, no Porto, com recurso à conta de PayPal. Depois de efetuar a compra, Maria, nome fícticio, viu a sua conta bloqueada e a compra dos bilhetes suspensa, avança o jornal ECO.
“Precisamos de algumas informações da sua parte para verificar os detalhes da sua conta ou de algumas das suas transações recentes”, foi esta a mensagem que a utilizadora recebeu na sua conta da plataforma de pagamentos.
A sede da empresa é nos EUA, que há décadas implementou um boicote à ilha de Cuba, e, por isso, existe um mecanismo interno para garantir que as sanções impostas ao regime cubano são efetivamente aplicadas.
Neste contexto, a PayPal pediu a Maria para clarificar “a referência a Cuba” e a “finalidade do pagamento” para desbloquear a conta.
A passageira já explicou à empresa que estava a comprar um bilhete de Cuba do Alentejo, que a CP é uma empresa de comboios e que apenas estava a comprar bilhetes de comboio para o Porto.
A história foi partilhada por Maria na rede social X, antigo Twitter, e mereceu a atenção de vários utilizadores, entre os quais o deputado do PCP Duarte Alves, que demonstrou o seu desagrado para com o sucedido e defendeu o fim do bloqueio norte-americano ao regime de Havana.
Depois da explicação, a utilizadora recebeu uma mensagem a indicar que a conta tinha sido “parcialmente restaurada”, notando que “tudo voltou ao normal”.
Notícia: Lidador Notícias/ Jornal de Notícias (JN)