Os Bombeiros Voluntários de Ourique (BVO) contam com mais sete elementos no seu corpo ativo, com a promoção de Bombeiros Estagiários a Bombeiros de Terceira.
A cerimónia foi presidida pelo presidente do Município de Ourique que começou por destacar o facto de “sempre ambicionei que Ourique pudesse contar com um corpo de Bombeiros robusto e com capacidade de resposta”, acrescentando Marcelo Guerreiro que “hoje a nossa corporação é das mais operacionais no sul do país e um pilar essencial na proteção de pessoas e bens”, rematou.
O Comando dos BVO destacou que “agora outro ciclo se inicia onde põem aplicar todos os conhecimentos transmitidos pelos Bombeiros que lhe deram Formação e que vos acompanharam nesta etapa, aos quais também temos que agradecer pela sua disponibilidade para transmitir os seus conhecimentos”, justificou.
Estes novos sete Bombeiros de Terceira, juntam-se a uma corporação que tinha um Corpo Ativo de 61 elementos, apoiados por 29 veículos, sendo 16 de serviços de saúde, 2 de desencarceramento, 8 de combate a incêndios, 2 de serviços gerais e 3 de comando.
Recorde-se que no passado mês de Março, os BVO receberam um novo veículo de comando tático (VCOT), num investimento de 60 mil euros, comparticipado em 40 mil euros pelo Município e a empresa Somincor.
A equipa e transformação do veículo teve a comparticipação da autarquia de Ourique e da empresa mineira Somincor, localizada no vizinho concelho de Castro Verde, tendo cada uma das instituições entrado com 20 mil euros e a restante verba suportada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourique (AHBVO).
Teixeira Correia
(jornalista)