Almodôvar: Nasceu um novo projeto no concelho, uma Escola de Ciclismo.
Almodôvar, terra de ciclistas e de ciclismo, tem um novo projeto, com a criação de uma Escola de Ciclismo, corporizado pelo novel clube o Sport Ciclismo Almodôvar.
Como o próprio clube sustenta na introdução do projeto, “há em Almodôvar uma enorme paixão pela modalidade, que tem vindo a ser passada de geração em geração”, justificando que há “matéria-prima para trabalhar, agora é só por mãos à obra”.
Estes argumentos trazem à memória alguns nomes que fizeram no passado parte do imaginário de muitos jovens e que ainda hoje proliferam no pelotão profissional nacional. Manuel Caetanita, com 62 anos, depois de Campeão Nacional de Estrada e de Contrarrelógio, é Campeão Ibérico de Masters 60. João Silva, já falecido, correu no Sporting, tendo como colega de equipa Marco Chagas.
Na atualidade, Daniel Mestre e Henrique Casimiro, ambos com 30 anos, profissionais desde 2004 e que até a corrente ano envergaram as cores do Tavira e que na próxima temporada vão correr pela Efapel, são os rostos mais visÃveis na modalidade em Almodôvar, a que se junta, na vertente de estrada, mas, noutros escalões, a Casa do Benfica/ Peçamodôvar.
O Sport Ciclismo Almodôvar, ao criar a Escola de Ciclismo, tem como objetivo cimeiro, a criação de um espaço de lazer e ocupação dos tempos livres dos jovens, especializando-se “no ensino e na prática do ciclismo”, possibilitando o acesso à prática da modalidade  a jovens, de ambos os sexos dos 7 aos 18 anos de idade.
Na formação dos atletas, a Escola “vai investir” na formação os treinadores/ educadores, com a presença em ações de formação, visando a continua aquisição e atualização de conhecimentos. Faz parte dos objectivos da instituição o estabelecimento de parcerias, por forma a levar o “ciclismo a todos os jovens da região”.
A Escola de Ciclismo/ Sport Ciclismo, além de sensibilizar para a prática da modalidade, pretende fomentar “a aprendizagem de valores de conduta cÃvica”.
Teixeira Correia
(jornalista)