Odemira: Jornadas Escolares-Assembleia Municipal Jovem elege quatro projetos.


A Assembleia Municipal Jovem de Odemira, realizada no âmbito das Jornadas Escolares, decorreu na semana passada, na Escola EB 2,3 Aviador Brito Paes, em Colos e aprovou quatro projetos no âmbito do tema “A Floresta”.

ODEMIRA-CONS_800x800Foram apresentados e votados projetos por parte dos vários agrupamentos de escolas, para propostas de intervenção no território, no âmbito do tema “A Floresta”. Os projetos aprovados serão concretizados, através do projeto Juventude Participativa, com o valor de 10.000€.

A mesa da Assembleia, presidida por Natália Cabecinha, foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, pelo Vereador Hélder Guerreiro, responsável pelo pelouro da educação, e pela secretária da Assembleia Municipal de Odemira, Helena Loermans. Os membros da Assembleia Municipal de Odemira eleitos pelos vários partidos políticos marcaram também presença e foram responsáveis pela votação final de aprovação dos projetos levados a cabo pelos quatro Agrupamentos de Escola do concelho e pelo Colégio Nossa Senhora da Graça.

Na edição deste ano, sob o tema “Floresta”, foram apresentados cinco projetos para votação: Agrupamento de Escolas de Sabóia: “Plantas Autóctones e Invasoras na Nossa Região”, Agrupamento de Escolas de Odemira: “Floresta: Produtos e Subprodutos”, Colégio Nossa Senhora da Graça (Vila Nova de Milfontes): “CIAU – Centro de Investigação Arbutus Unedo”, Agrupamento de Escolas de Colos: “Floresta – Conhecimento e Divulgação” e Agrupamento de Escolas de São Teotónio: “Plantas e Derivados Medicinais e Terapêuticos”.

Após a apresentação e discussão dos projetos, os estudantes/deputados jovens consideraram pertinente agrupar o projeto do Agrupamento de Escolas de Odemira com o de S.Teotónio, enquanto os outros três concorreram individualmente. O resultado da votação foi a aprovação dos quatro projetos, em maioria por parte dos Estudantes/Deputados Jovens e por unanimidade por parte dos Eleitos da Assembleia Municipal de Odemira.

A verba atribuída para execução dos projetos no âmbito da Juventude Participativa, com o valor de 10.000€, será gerida pelos alunos designados pelos agrupamentos e escolas que participaram no evento, numa lógica de “orgão executivo”, onde se pretende promover a responsabilidade, a partilha e a negociação entre os alunos com vista à melhor concretização dos projetos aprovados.

Numa iniciativa do Município de Odemira, as Jornadas Escolares mobilizaram cerca de 500 alunos das várias escolas do concelho, entre os dias 13 e 15 de abril, com a realização de uma Assembleia das Crianças, Assembleia Municipal Jovem, mostras de talentos, atividades culturais e desportivas.


Share This Post On
468x60.jpg