Ourique: Despiste mata sexagenário que regressava do trabalho.
Um homem, o pendura, de 63 anos, morreu e outro, o condutor, de 19 anos, sofreu ferimentos ligeiros, na sequência do despiste de um veiculo ligeiro de mercadorias, ocorrido ontem perto de Santa Luzia (Ourique). A vítima mortal foi transportada para o Centro de Saúde de Odemira como “ferido grave”, por inexistência de médico na SIV.
O despiste de um veiculo ligeiro de mercadorias, que ocorreu perto de Santa Luzia, concelho de Ourique, seguido de um violento embate num pinheiro, provocou ontem a morte a um sexagenário e causou ferimentos ligeiros no condutor. Os dois homens residentes em Garvão, também no mesmo Município, eram colegas de trabalho que regressavam da jornada agrícola.
O acidente ocorreu cerca das 13,43 horas, ao quilómetro 28,5, da Estrada Nacional 389, no sentido Norte (Santa Luzia)/ Sul (Garvão) e por razões desconhecidas, excesso de velocidade, descuido ou sono do condutor, Luís Maia, 19 anos, este perdeu o controle do veículo que embateu violentamente num eucalipto e provocou a morte imediata do pendura, Carlos Lino, 63 anos.
Uma testemunha que chegou ao local, poucos momentos após o acidente, descreveu que a vítima “ficou colada à estrutura do carro” sustentando que era “um cenário horroroso”, rematou.
Segundo o CDOS de Beja, do acidente “resultou um ferido grave e um ferido ligeiro” já no Comando Territorial da GNR de Beja “no final houve um morto e um ferido grave”.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), como a viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Castro Verde, não tinha médico para confirmar o óbito no local, depois de contatado o CODU, cuja chamada foi atendida em Coimbra, a vítima mortal foi referenciada como “ferido grave” e transportado para o Serviço de Urgência de Odemira a fim de ser confirmado o óbito.
Depois do “ato protocolar”, o corpo de Carlos Lino foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Beja, onde será autopsiado, na melhor das hipóteses na segunda-feira, uma vez que uma formação nacional levou ao seu encerramento ontem (quinta-feira) e hoje.
No local do acidente estiveram 17 operacionais dos Bombeiros de Ourique e Odemira, SIV de Castro Verde e GNR, apoiados por sete viaturas.
Teixeira Correia
(jornalista)