Abusos na Igreja: Bispo de Beja sugere que padres suspeitos possam ser perdoados.


“Todos somos pecadores, todos somos limitados, todos temos falhas. Esta maneira de abordar não é muito católica. Na Igreja Católica existe o perdão”, defende D. João Marcos em entrevista exclusiva à SIC.

O bispo de Beja defende que a forma como se é olha para o escândalo de abusos sexuais na Igreja não tem sido muito católica e lembra o valor da caridade e do perdão. Em entrevista exclusiva à SIC, no Primeiro Jornal, D. João Marcos sugere que se os padres suspeitos estiverem arrependidos, devem ser perdoados.

“Todos somos pecadores, todos somos limitados, todos temos falhas. Esta maneira de abordar não é muito católica. Na igreja católica existe o perdão”, começa por referir o bispo de Beja.

As denúncias dos abusos sexuais na Igreja em Portugal foram tornadas públicas em fevereiro, após o trabalho da Comissão Independente. A reação de D. João Marcos vem juntar-se a outras posições polémica na hierarquia da Igreja Católica portuguesa.

“O perdão é um novo nascimento. Se realmente as pessoas estão arrependidas do que fizeram e fizeram penitência e repararam o mal que fizeram. Se há este novo nascimento, que o perdão nos oferece, isso é importante, não podemos desvalorizar isso”, defende o bispo de Beja, em declarações à SIC.

Questionado sobre se se deve ir à justiça ou basta apenas o perdão, o bispo de Beja responde: “A justiça é como que a estrutura, que segura, que dá firmeza, a este edifício que é a caridade, que é o perdão, que é a misericórdia”.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica divulgou, a 13 de fevereiro, as conclusões do trabalho realizado ao longo de 2022 e que resultou na recolha de centenas de testemunhos de vítimas. O documento foi entregue posteriormente à Conferência Episcopal Portuguesa.

No primeiro relatório do género divulgado em Portugal, admite-se que terá havido “no mínimo” 4.415 vítimas de abusos sexuais na Igreja.

Notícia: Lidador Notícias/ SIC


Share This Post On
468x60.jpg