Em comunicado a Dorbe do PCP sustenta que “anos e anos de governação do PS, PSD e CDS, e o essencial das promessas para a região não saem do papel”.
Os comunistas justificam que “são anúncios atrás de anúncios, qual milagre de multiplicação dos euros, mas sem que os investimentos se concretizem. Ou então estamos perante intervenções de maquilhagem que não correspondem ao que a região necessita”.
Para o PCP as opções “tomadas estão em linha com os interesses económicos dominantes”. E que neste sentido o distrito de Beja “continua a marcar passo em termos de acessibilidades, seja na rodovia ou na ferrovia e o Aeroporto de Beja continua sem o devido aproveitamento”.
Para a Dorbe “aquilo que agora se anuncia estar em fase de adjudicação, mesmo sem responder no caso do distrito ao perfil de estrada que se reclama (um IP8 com 4 vias em toda a sua extensão conforme previsto no Plano Rodoviário Nacional) é inseparável da luta das populações, das autarquias e de outras entidades da região”.
O PCP recorda que tal como tem feito em numerosas tomadas de posição e em intervenções aos diversos níveis, “reclama mais uma vez que se avance de forma decisiva com a construção do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho com perfil de autoestrada (4 vias mas sem portagem), incluindo ligação ao Aeroporto, a conclusão da qualificação de todo o IP2 em toda a sua extensão”, justificam.