A Comissão Técnica Independente (CTI) decidiu antecipar a publicação do relatório final sobre a avaliação da localização do novo aeroporto. O Campo de Tiro de Alcochete mantém-se como a localização mais bem posicionada.
A divulgação estava prevista para dia 22 de março, mas a CTI decidiu antecipar a publicação do relatório final sobre a localização do novo aeroporto. O documento mantém o Campo de Tiro de Alcochete (CTA) como a localização melhor pontuada, o que a ser a escolha definitiva vai levar à relocalização do CTA, o único espaço militar no paÃs que permite treinos de tiro ar-chão com caças F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP).
No passado dia 7 de dezembro do ano passado, o Lidador NotÃcias revelava que a FAP não tinha outra alternativa que não seja Mértola como possÃvel destino para deslocalizar o seu Campo de Tiro, caso o novo aeroporto de Lisboa venha a ser construÃdo naqueles terrenos.
Na altura fonte do gabinete do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, respondeu que “independentemente da solução que vier a ser tomada, a Força Aérea será sempre, como noutras circunstâncias, parte da mesma”.
No entanto, de acordo com fontes militares, desde 2017, quando a opção Alcochete para o novo aeroporto já tinha sido considerada a mais vantajosa pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), a hipótese de Mértola foi ponderada como aquela que melhor servia os requisitos operacionais da Força Aérea e “nenhuma outra localização foi estudada desde então”.
O terreno em causa fica na ligação do concelho de Mértola a Serpa, a nordeste do Pulo do Lobo, na margem esquerda do Guadiana, que já tinha sido estudado pela Força Aérea em 2008, tendo ambas as autarquias manifestado a sua oposição.
A hipótese do Campo de Tiro ser deslocado para o concelho de Mértola volta a ganhar força com a avaliação da CTI sobre o facto de Alcochete ser a melhor localização para o novo aeroporto de Lisboa.
Teixeira Correia
(jornalista)