O Dark Sky Alqueva, primeiro destino de astroturismo português, criado em 2007, foi distinguido nos World Travel Awards.
O projeto alentejano recebeu prémios nas categorias Europe”s Leading Tourist Attraction e Europe”s Leading Responsible Tourism.
A gala europeia de 2025 dos mais importantes prémios do setor turístico reconheceu o Dark Sky Alqueva por ter mantido “o reconhecimento no âmbito do seu trabalho em torno do Turismo Responsável”.
Foi a segunda vez que ganhou o galardão de Atração Turística, onde competia com atrações como a Torre Eiffel (Paris, França), o Coliseu de Roma (Roma, Itália), a Sagrada Família (Barcelona, Espanha) e o Palácio de Buckingham (Londres, Grã-Bretanha).
“É uma enorme honra receber este troféu numa categoria tão desejada, mas difícil de conquistar”, realçaram os responsáveis da estrutura, para quem tal reconhece “o potencial do astroturismo, desde que desenvolvido com o foco na qualidade, na sustentabilidade e sempre com a missão de proteção do céu noturno bem presente”.
Em 2011, o Dark Sky Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do Mundo. E, em 2018, o primeiro transfronteiriço.
Foto: darkskyalqueva.com


