Aljustrel: Casa do Alentejo de Toronto vai ser nome de rua na “Vila Mineira”.


A Câmara Municipal de Aljustrel, vai descerrar amanhã uma placa toponímica numa rua da vila a que dará o nome de “Casa do Alentejo de Toronto”.

Toronto Alentejo_800x800Visando homenagear os portugueses em geral e os muitos aljustrelenses na diáspora, no Canadá particularmente  em Toronto, a Câmara Municipal de Aljustrel, vai descerrar amanhã, a partir das 11.00 horas, numa das artérias do novo Loteamento do Rossio da Feira, uma placa toponímica, a que dará o nome de Rua da Casa do Alentejo de Toronto.

Fundada em Fevereiro de 1983, a Casa do Alentejo, é tida em Toronto, como o mais importante centro comunitário de todas as comunidades imigrante da cidade do Ontário. A sede da coletividade foi em tempos a sede do mais importante e poderoso sindicato do Canadá, o LIUNA, o sindicato da construção civil, que foi liderado por italianos e posteriormente por portugueses, muitos dos quais alentejanos, que ainda hoje o dirigem.

O Município da “Vila Mineira” aproveita a realização da Feira do Campo Alentejano para prestar esta homenagem aos portugueses radicados em Toronto. A comitiva luso-canadiana é composta por Carlos Sousa, presidente da Direção, António Rocha, vice-presidente, Bia Fidalgo, Relações Públicas, Rosa de Sousa e Teresa de Sousa, Coordenadoras Culturais, Engrácia Abreu, Tesoureira-Adjunta e ainda José Horta, Mariana Horta, João Cardona, Rosa Góis, Maria Gonçalves, António Gonçalves e Nancy de Sousa, Vogais.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg