Beja/ BA11: Europa Treina Transporte Aéreo Tático em Portugal de 15 a 26 de junho. BA 11 recebe 31 aeronaves.




A Força Aérea Portuguesa vai realizar, entre os dias 15 e 26 de junho, o exercício multinacional “EATT15”, no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Tático da Agência Europeia de Defesa. Este exercício conta com a participação de 2500 militares e 31 aeronaves. Forças envolvidas ficam sediadas na BA 11.

Exerc EATT RIDERS_800x800Este exercício envolverá a participação das Forças Armadas Portuguesas e de forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Roménia, Suécia e do Reino Unido e ainda como países observadores o Brasil, os Estados Unidos da América e a Polónia, os quais ficarão sediadas na Base Aérea Nº11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Norte de Portugal Continental.

Acompanha aqui o “EATT 15”: http://www.emfa.pt/eatt/

Veja o vídeo do “EATT15”: https://www.youtube.com/watch?v=DhkVy_a0nYM

O EATT15 tem como finalidade treinar e aprontar as tripulações das esquadras de transporte aéreo tático da Força Aérea, garantido desta forma, que as forças participantes estão prontas a cumprir as missões que lhes estão atribuídas em qualquer teatro de operações no seio da aliança europeia. Para além do treino individual, pertence-se ainda aumentar interoperabilidade entre as várias forças participantes.

A realização deste exercício não acarreta um custo adicional no orçamento da FA, uma vez que os participantes suportam os custos inerentes à sua participação. Por outro lado, a FA para além de treinar e qualificar as suas tripulações em território nacional, sem dissipar recursos financeiros na aquisição do treino no panorama internacional, consegue ainda operacionalizar de forma transversal outras áreas de apoio e suporte necessárias à projeção das suas forças.

Foi ainda atribuída à Força Aérea a responsabilidade de produzir doutrina Europeia para a operação conjunta de aeronaves de transporte aéreo tático. O resultado desta iniciativa, inovadora no seio da EDA, é a elaboração de um manual tático que permitirá em qualquer teatro operacional presentemente, standardizar os procedimentos de operação de aeronaves de transporte.


Share This Post On
468x60.jpg