Militares de diversas valências do Comando Territorial de Beja (CTBeja) da GNR apreenderam ontem em Montes Velhos, concelho de Aljustrel, cerca de 10 toneladas de azeitona furtado e constituíram arguido um homem, de 44 anos, por suspeita da prática do crime de recetação.
O individuo, dono de um Centro de Receção de azeitona, recebia também produto originário de diversos furtos na região, em que os “entregadores” não possuíam qualquer documento que comprovasse a sua origem.
Após diversas denúncias de furtos de azeitona na localidade de Alfundão, no vizinho concelho de Ferreira do Alentejo, o Comando do CTBeja da GNR colocou no terreno militares de diversas valências, intensificando o controle de viaturas ligadas aos furtos. Em flagrante delito foi encontrada uma viatura a fazer descarga de azeitona, não tendo o proprietário conseguido provar a sua origem.
No intertor do Centro de Receção foram detetados e fiscalizados 10 veículos com vários quilos de azeitona no seu interior, tendo sido identificadas 18 pessoas suspeitas e apreendidas 6.150 quilos de azeitona. No interior do local, a GNR apreendeu mais 3.832 quilos de azeitona que o recetador também não conseguiu provar a sua procedência.
No total da operação, que empenhou militares dos Postos Territoriais, Investigação e Intervenção Rápida do CTBeja e Comando Territorial de Setúbal, foram aprendidos 9 982 quilos de azeitona furtada, identificadas 150 pessoas e 40 veículos ligados aos atos ilegais de “apanha de azeitona em propriedades de terceiros”, justificou a Guarda, que também elaborou 80 autos de contraordenação no âmbito do Código da Estrada.
Desde o início da Operação “Campo Seguro 2023”, no distrito de bera, a GNR recuperou mais de 27 mil quilos de azeitona, deteve 729 pessoas e identificou 122 suspeitos, além de ter apreendido diversas viaturas, relacionadas co o furto de azeitona.
Teixeira Correia
(jornalista)