Aljustrel: Primeiro caso positivo de COVID-19.


A Câmara Municipal de Aljustrel dá conta do primeiro caso positivo de COVID -19 no concelho. É mais uma autarquia socialista a “furar” a determinação do Governo para não serem revelados os números do coronavírus.

A autarquia da “Vila Mineira” recorreu à sua página de facebook para anunciar o caso, o que também foi pelo pela Junta de Freguesia de São João de Negrilhos e a Associação de Solidariedade Social de S. João de Negrilhos.

Comunicado sobre caso de Covid-19 

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljustrel informa que, após testes realizados, foi registado hoje, dia 11 de Abril de 2020, o primeiro (e, por agora, único) caso de COVID-19 no Concelho de Aljustrel, mais concretamente na Freguesia de São João de Negrilhos.

As autoridades de saúde e segurança, o Município de Aljustrel, a Junta de Freguesia de São João de Negrilhos e demais entidades envolvidas, já identificaram as pessoas e instituições que, nos últimos dias, possam ter tido contactos com este caso.

Deste modo, foram já acionados todos os mecanismos previstos no protocolo para estas situações, nomeadamente o isolamento do doente e do respectivo agregado familiar, a higienização da habitação e da zona limítrofe à mesma, bem como o acionamento das medidas de contingência nas instituições que, nos últimos dias, tiveram contacto com a pessoa em causa e com a sua respectiva rede de relações.

O Município de Aljustrel agradece a colaboração eficaz e célere de todas as entidades envolvidas e solicita à população que se mantenha serena, solidária e cumpridora das medidas previstas no Estado de Emergência.

Refira-se que a identidade do cidadão em causa e do respetivo agregado familiar deve ser preservada e respeitada à luz da civilidade, que é característica da população do nosso concelho, e da legislação de proteção de dados em vigor.

A Câmara de Aljustrel endereça a este munícipe rápidas melhoras e disponibiliza-se para o apoiar, bem como à sua família, no que for necessário, designadamente através dos serviços municipais, com o desejo de que tenha uma recuperação tranquila e que o seu estado de saúde se restabeleça tão depressa quanto possível.

Mais se informa que a situação de São João de Negrilhos é isolada e que não existem no Concelho de Aljustrel quaisquer outros focos conhecidos de contágio por Covid 19. São particularmente infundados e irresponsáveis os rumores que procuram criar elos de ligação entre a situação de contágio ocorrida, nos últimos dias, em Moura, e Aljustrel, comportamento que o município repudia de forma veemente.

A Câmara Municipal de Aljustrel renova o compromisso de informar a população com rigor e seriedade e recorda que está em contacto permanente e a agir em articulação com todas as autoridades competentes a nível nacional, regional e local.

Comunicado Conjunto Junta de Freguesia de S. João de Negrilhos e Associação de Solidariedade Social de S. João de Negrilhos

Foi detetado hoje dia 11 de abril, um caso positivo de contaminação por Covid-19 na nossa freguesia. Trata-se de um caso isolado, não se verificando para já qualquer cadeia de transmissão comunitária.

O agregado familiar onde este caso foi detetado, beneficia dos serviços de apoio domiciliário da Associação de Solidariedade Social, não estando em contacto com os restantes utentes desde o passado dia 17 de março, pelo que a possibilidade de transmissão do vírus aos restantes utentes da instituição é bastante reduzida.

Deste modo, foram já acionados todos os mecanismos previstos no protocolo para estas situações, nomeadamente o isolamento do doente e do respetivo agregado familiar, a higienização da habitação, da zona limítrofe à mesma, bem como o acionamento das medidas de contingência nas instituições que nos últimos dias, tiveram contacto com a pessoa em causa.

Os serviços de apoio domiciliário da Associação de Solidariedade Social, já reforçaram as suas medidas de proteção, prevenindo riscos de contágio entre os beneficiários deste serviço. Todo o pessoal afeto ao apoio domiciliário deixará de se equipar nas instalações da associação, sendo estes serviços transferidos na totalidade para o centro sociocultural.

Estamos empenhados no acompanhamento desta situação, pelo que apelamos à serenidade de toda a população e de todos os familiares dos utentes da associação de solidariedade social.


Share This Post On
468x60.jpg