Beja: Utente e funcionária do Lar Nobre Freire infetados com COVID-19.
Um utente e uma funcionária do Lar Nobre Freire, situado na zona histórica de Beja, estão infetados com coronavírus.
O caso do idoso foi conhecido hoje, enquanto que a funcionária já cumpriu em casa o período de quarentena, aguardando novos testes.
Os restantes 65 utentes e os 50 funcionários da estrutura residencial foram notificados durante a tarde deste sábado e começam amanhã a ser diagnósticos, apurou o Lidador Notícias (LN).
O utente, de 90 anos, foi internado na quinta-feira no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e só hoje foi conhecido o resultado do teste, que foi de imediato comunicado ao Serviço Municipal de Proteção Civil, coordenado pelo presidente da Câmara, Paulo Arsénio.
Quanto à funcionária, que pertence ao serviço de apoio domiciliário, está em casa em quarentena tal como outra colega. O caso terá sido detetado no passado dia 26 de março, mas, estava “guardado a sete chaves”.
O LN apurou que Unidade de Saúde Pública (USP) notificou durante a tarde de hoje a direção da instituição para a efetivação dos testes aos utentes e a funcionários que foram “notificados” por telefone para comparecerem amanhã na instituição onde serão realizados os testes de despiste do COVID-19.
No concelho de Beja há até ao momento sete casos positivos, sendo que os três primeiros há muito cumpriram o período de quarenta, mas ainda não fizeram novos testes para saber se estão recuperados da infeção do coronavírus.
Por causa dos casos do lugar do Espadanal, em Moura, os olhos e os ouvidos em Beja estão colocados no Bairro das Pedreiras, mas uma fonte contatada pelo Lidador Notícias fez a surpreendente revelação de que “há uma bomba-relógio pronta a rebentar”, sintetizou.
Teixeira Correia
(jornalista)