A Associação Portuguesa de Apoio à VÃtima (APAV) apoiou no ano passado mais de 13 mil vÃtimas diretas. No distrito de Beja há o registo de 53 vÃtimas apoiadas.
Segundo o relatório da APAV, a associação apoiou mais de 13 mil vÃtimas de violência em 2020, sendo que os crimes contra as pessoas (95,1%) tiveram um maior destaque no ano passado, com especial relevo para os crimes de violência doméstica (75,4%).
Das 53 vÃtimas apoiadas no distrito no ano passado, mais 13 do que em 2019, 21 delas residiam no concelho de Beja, mais 12 do que no ano anterior, 6 em Aljustrel e Moura, 4 em Serpa, Nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde, Odemira, Ourique e Vidigueira, 3 em cada um deles e finalmente 1 em Mértola. Segundo a APVA, não há registos nos MunicÃpios de Barrancos, Cuba, Alvito e Ferreira do Alentejo.
Em 2019, a APAV tinha registado 40 vÃtimas, 9 em Beja, 5 em Moura, 4 em Almodôvar e Vidigueira, com Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Odemira, com 3 vÃtimas cada e finalmente Mértola com um caso. Sem registos a APAV apresentou os MunicÃpios de Aljustrel, Alvito, Barrancos e Ourique.
Teixeira Correia
(jornalista)
Â