Autárquicas 2021: PS continua liderar câmara de Beja, sem maioria.


Paulo Arsénio vai continuar a ser o presidente da Câmara de Beja, mas sem maioria absoluta. O PSD elege um vereador. O Chega elege vereadores em Moura e Serpa. CDU ganha Barrancos ao PS e tem maioria em Vidigueira.

No rescaldo da noite eleitoral das Eleições Autárquicas de 2021, sobressai a vitória do Partido Socialista em Beja, ainda que sem maioria absoluta, mas conseguindo o facto histórico de em 45 anos do Poder Local, alcançar um segundo mandado consecutivo. Nota para o facto da Coligação liderada pelo PSD, ter conseguido a eleição de um vereador, o que não sucedia desde 2005.

Na contabilidade de autarquias conquistadas manteve-se o cenário de 2017, PS conseguiu 10 vitórias e a CDU 4, o mesmo equilíbrio na área da CIMBAL, 9 autarquias para os socialistas e 4 para os comunistas. O PS ganhou Alvito à CDU e a CDU ganhou Barrancos ao PS, de resto “tudo como dantes, quartel-general em Abrantes”. Em Moura o PS voltou a ganhar, mas sem maioria absoluta, enquanto que em Vidigueira sucedeu o contrário. A CDU tem maioria absoluta.

Destaque para o Chega que conseguiu eleger dois vereadores. Um em Moura e outro em Serpa, bastião comunista no distrito de Beja. Nota também para Barrancos, onde o PSD elegeu como vereadora Dalila Guerra, filha do falecido presidente da Câmara António Semedo Guerra e irmã do ex-atleta Paulo Guerra.

Presidentes eleitos: Aljustrel: Carlos Teles (PS), Almodôvar: António Bota (PS), Alvito: José Manuel Efigénio (PS), Barrancos: Leonel Rodrigues (CDU), Beja: Paulo Arsénio (PS), Castro Verde: António José Brito (PS), Cuba: João Português (CDU), Ferreira do Alentejo: Luís Pita Ameixa (PS), Mértola: Mário Tomé (PS), Moura: Álvaro Azedo (PS), Odemira: Hélder Guerreiro (PS), Ourique: Marcelo Guerreiro (PS), Serpa: João Efigénio (CDU) e Vidigueira: Rui Raposo (CDU).

Ao nível de freguesias há duas vitórias a destacar. A do PS na União de Freguesias de Salvada e Quintos que interrompe uma liderança de 45 anos dos comunistas e da CDU em Beja ao conquistar a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista ao PS.

Na globalidade das 12 Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho de Beja o PS conseguiu 7 vitórias e a CDU 5. O PS ganhou as Uniões de Freguesias de Salvada e Quintos e de Santa Vitória e Mombeja à CDU e São Matias aos Independentes e a CDU ganhou União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista ao PS. Em 2017, a CDU ganhou 6 juntas ou uniões, o PS 5 e os Independentes 1.

Presidentes eleitos: U.F. Salvada e Quintos: Nelson Cruz (PS), J.F. São Matias: António Grade (PS), J.F. Santa Clara do Louredo: Luís Gaspar (CDU), U.F. Trigaches e São Brissos: Jorge Pelado (PS), J.F. Cabeça Gorda: Maria Lucília Simão (CDU), U. F. Albernoa e Trindade: Carlos Casimiro (PS), J.F. Nossa Senhora das Neves:  Francisco Pardal (CDU), U.F. Santa Vitória e Mombeja: Sérgio Bravo (PS), J.F. Beringel: Vítor Besugo (PS), J.F. Baleizão: Maria João Brissos (CDU), U.F. Salvador e Santa Maria da Feira: António Ramos e U.F. Santiago Maior e São João Baptista: Miguel Ramalho (CDU). 

Nas duas Uniões de Freguesias de Beja, os partidos vencedores não conseguiram a maioria absoluta, com Miguel Ramalho a vencer Jorge Parente por dois votos na U.F. Santiago Maior e São João Baptista.

Teixeira Correia

(jornalista)

 


Share This Post On
468x60.jpg