Autárquicas 21: Jorge Pulido Valente é candidato à Câmara de Mértola.


Depois de ter sido presidente da Câmara de Beja entre 2009 e 2013, Jorge Pulido Valente procura voltar à presidência da edilidade mertolense que liderou entre 2001 e 2008, que deixou antes do final do mandato.

O Movimento “Unidos por Mértola e pelas Pessoas” revelou que o antigo autarca de Mértola e Beja, vai ser o candidato a edilidade da “Vila Museu. Sob o lema *Retomar o Rumo Certo, com os Olhos no Futuro*, o movimento anunciou que os cabeças de lista à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Mértola nas próximas autárquicas serão respetivamente, João Madeira e Jorge Pulido Valente.

Jorge Pulido Valente, técnico superior municipal, foi presidente da Câmara de Mértola de 2001 a 2008 e durante os últimos 5 anos vice-presidente da CCDRA. Foi-lhe atribuída em 2016 a condecoração de Elevado Interesse Municipal pela Câmara Municipal de Mértola.

Pulido Valente deixou a autarquia de Mértola em 2008, tendo sido substituído por Jorge Rosa, assumindo um cargo na EDIA, tendo depois sido o candidato do PS nas autárquicas de 2009 que viria a vencer derrotando Francisco Santos (CDU). Quatro anos depois Valente não conseguiu a reeleição ao ser derrota pelo antigo presidente da Câmara de Serpa, João Rocha.

Por seu turno o candidato à Assembleia Municipal, João Madeira, é engenheiro agrónomo e agricultor na Corte do Gafo de Cima, estando ligado, desde o início da sua carreira, ao associativismo agrícola.

O Movimento Unidos por Mértola e pelas Pessoas justifica que “já apresentou no seu Manifesto, em linhas gerais, os 8 eixos estruturantes do seu projeto, tendo nos últimos meses vindo a identificar, analisar e debater o perfil dos membros futuros da equipa autárquica que irá candidatar quer à Câmara quer à Assembleia Municipal. Relativamente às Juntas de Freguesia, o Movimento não considera pertinente a apresentação de candidatos próprios, sendo sua intenção apoiar os candidatos que se apresentem, sempre que considere que possam ter condições para executar um bom mandato”.

Jorge Pulido Valente é o quarto candidato conhecido à presidência da Câmara Municipal de Mértola, depois de conhecidas as candidaturas de Mário Tomé pelo PS, Luís Morais Costa pela CDU e Teresa Sequeira pelo Chega.

Em 2017, Jorge Rosa, que atingiu este ano o limite de mandatos ganhou com 53,65% dos votos, contra 38,65% de Orlando Pereira da CDU e 3,47% de David Encarnação do PSD.

Desde as primeiras eleições livres do Poder Local em 1976, Mértola conheceu cinco presidentes: António Serrão Martins (6 anos) 1976-1982, Fernando Ribeiro Rosa (11) 1982-1993, Paulo Manuel Ramos Neto (8) 1993-2001, Jorge Pulido Valente (7) 2001-2008 e Jorge Paulo Colaço Rosa (13) 2008-2021.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg