Barrancos: Presidente da Junta da Extremadura (Espanha) recebeu a Medalha de Ouro.
O presidente da Junta da Extremadura (Espanha), Guillermo Fernández Vara, recebeu na manhã de ontem, a Medalha de Ouro da vila de Barrancos.
O ato aconteceu durante uma sessão pública da autarquia que se realizou no cineteatro, minutos antes da inauguração da Expobarrancos, certame inaugurado pelo homenageado e que decorre até domingo.
António Tereno, presidente da Câmara de Barrancos, justificou que “é justo reconhecer o empenho, a disponibilidade e as manifestações de gratidão do governante espanhol para com o Povo de Barrancos”, rematou.
Guillermo Fernández Vara, mostrou-se emocionado com a distinção, justificando que sendo uma “pessoa simples, do Povo, não gosto de honrarias, mas, vinda de Barrancos e das gentes, tem um valor especial”, rematou.
Natural de Olivenza, o presidente da Junta da Extremadura, fez questão de destacar que “com pai espanhol e mãe portuguesa”, passou a ser um barranquenho de coração, porque português já era, tendo em conta que “os oliventinos podem ser de dupla nacionalidade, desde há algum tempo”, rematou.
Recorde-se que Guillermo Fernández Vara, nasceu em Olivenza, tem 58 anos, preside à Junta da Extremadura desde maio de 2015, cargo que exerceu entre 2007 e 2011.
Teixeira Correia
(jornalista)