Barrancos: Programa “Casa Jovem” tem candidaturas abertas até 30 de dezembro.
A Câmara Municipal de Barrancos tem abertas até 30 de dezembro do corrente ano, as candidaturas ao Programa Casa Jovem – Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem e de Incentivo ao Mercado de Arrendamento Local.
No âmbito do Programa de Intervenção Municipal – Serviços Coletivos de 2013, ficou inscrita uma medida para criação dum programa municipal, posteriormente denominado Programa Casa Jovem, visa o apoio ao arrendamento habitacional por parte dos jovens.
Este programa, que ora se pretende implementar, para além de constituir uma forma de apoio aos jovens casais, pretende também dinamizar o mercado de arrendamento, praticamente inexistente em Barrancos.
Igualmente, este programa municipal constitui, também, uma alternativa à habitação social, que o município não possui.
O PM – Casa Jovem constitui uma alternativa à habitação social, tendo um carácter temporário de ajuda à reorganização socioeconómica do agregado familiar, tendo como destinatários os jovens casais, ou famílias monoparentais, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, residentes em Barrancos, que não sejam proprietários ou usufrutuários de prédios urbanos, podendo um dos elementos do casal ter até 42 anos.
Para poder aceder ao PM – Casa Jovem, qualquer dos candidatos não pode ser proprietário, usufrutuário ou titular do direito de uso e habitação de qualquer imóvel destinado a habitação, na área do município de Barrancos e não ser titular de outro contrato de arrendamento habitacional para além daquele sobre que incide o pedido de apoio, bem como outros elementos do agregado familiar.
Teixeira Correia
(jornalista)