Beja: 2º comandante do Comando Territorial de Beja passou hoje à Reserva.


O Tenente-Coronel José Candeias, 2º comandante do Comando Territorial de Beja da GNR passou hoje à Reserva, depois de ter ingressado, em 1988, no 6º Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente da GNR.

Quase três décadas depois de ter ingressado na Guarda Nacional Republicana (GNR) para frequentar o 6º Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente da GNR, concluindo o mesmo como Alferes de Infantaria (Graduado em Tenente), passou hoje à situação de Reserva, o 2º comandante do Comando Territorial de Beja (CTBeja), Tenente-Coronel José Candeias.

Natural da Mina da Orada (Pias/ Serpa) e a residir em Aljustrel, o antigo oficial exerceu diversas funções da GNR, nomeadamente na antiga Brigada Territorial nº3, nos distritos de Évora e Beja, tendo desde abril de 2012 exercido as funções de 2º comandante do Comando Territorial de Beja.

Segundo foi possível apurar, ainda não foi nomeado pelo Comando Geral da Guarda qualquer oficial para ocupar o cargo, tendo as funções acumuladas pelo atual comandante do CTBeja, Coronel Joaquim Figueiredo, que durante o próximo mês de dezembro deverá também passar à situação de Reserva, depois de ter cumprido uma comissão de três anos de serviço no cargo.

Ao Tenente-Coronel José Candeias, o Lidador Notícias deseja as maiores felicidades para os novos desafios pessoais e/ou profissionais na vida civil.

Tenente Coronel José Candeias  – resumo curriculum

NOME : José António Serrano Candeias

POSTO: Tenente-Coronel de Infantaria do Quadro Permanente de Oficiais da GNR, desde 01Jan10 (aguarda a promoção a Coronel com data de Dez/2016)

IDADE /NATURALIDADE: Quinto e último filho de uma família de Vila Nova de S.Bento, nasceu em 03Mai63, na Mina da Orada, Freguesia de Pias, Concelho de Serpa. Passados breves meses a família regressou à terra de origem onde sempre se manteve.

SITUAÇÃO FAMILIAR: Reside em Aljustrel. É casado, tem dois filhos e dois netos.

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CIVIS: No ano lectivo 1980/81, concluiu o ensino secundário na então Escola Industrial e Comercial de Beja/Escola Secundária Nº2 (na altura), tendo averbado o Curso Técnico de Manutenção Mecânica (12º ano, via profissionalizante).

FUNÇÕES PÚBLICAS CIVIS: Nos anos lectivos de 1982/83 e 1983/84 foi Professor Provisório Contratado, da disciplina de Mecanotecnia, na Escola Secundária de Serpa.

FUNÇÕES MILITARES NO EXÉRCITO: Em 21Ago84 é convocado para o Serviço Militar Obrigatório, tendo frequentado o Curso Geral de Milicianos e o Curso de Oficiais Milicianos na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas e sido promovido a Aspirante a Oficial em 21Dec84 e a Alferes Miliciano um ano depois. Prestou serviço nas fileiras na Escola Prática de Artilharia e no Grupo de Artilharia de Campanha/1ªBrigada Mista Independente (Leiria e Santa Margarida, na altura), durante mais de quatro anos, respectivamente em funções de instrução e operacionais.

FUNÇÕES MILITARES NA GNR: Em 03Out88, após concurso, ingressa no 6º Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente da GNR (1988/90), concluindo o mesmo como Alferes de Infantaria (Graduado em Tenente), tendo sido colocado no então Batalhão Nº 3, de Évora, cuja ZA era constituída pelo Alentejo e Algarve. Foram as seguintes colocações e funções: Em 1990/91, Comandante Interino do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo; Em 1991/92, Comandante do Pelotão de Intervenção de Infantaria, do Esquadrão de Intervenção do Batalhão Nº3; Em 06Jul92 é colocado a seu pedido no Destacamento Territorial de Aljustrel, que comanda até 07Out03; Em 08Out03, a seu pedido, passa a Comandar o Destacamento Territorial de Évora, até 15Mar04, altura em que assume o cargo de 2ºComandante do Grupo Territorial de Évora; Em 2005 e 2006, como Major, exerce o cargo de Chefe de Secção de Estado-Maior, no Comando da Brigada Territorial Nº3 em Évora; Em 30Out06, é nomeado 2º Comandante do Grupo Territorial de Beja; Com a reestruturação da GNR e criação do Comando Territorial de Beja, em 01Jan09, desempenhou funções de Chefe da Secção de Operações, Informações e Relações Públicas e da Secção de Investigação Criminal e Desde 10Abr12 desempenha o cargo de 2º Comandante Territorial de Beja.

PRINCIPAIS CURSOS MILITARES

No Exército: Curso Geral de Milicianos, Curso de Oficiais Milicianos, Curso de Material de Campanha Óbus RB 155 mm, M/82, Curso de Testador do CEPE -Centro de Estudos Psicotécnicos do Exército e Curso de Educação Física Militar.

Na GNR : Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente (6º CFO-1988/90), Curso de Promoção a Capitão (CPC – 1995), Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS – 2002/03), Curso de Aperfeiçoamento e Actualização (UAL 2002/03), Curso de Manutenção da Ordem Pública (1996), Curso de Instrutor de Tiro Policial para Oficiais (2004), Curso de Gestor de Operações de Segurança Aeroportuária, Curso de Operadores de Raios-X (Segurança Aeroportuária), Curso de Formação de Formadores, Curso Fiscal e Aduaneiro e Curso de Técnicas de Entrevista e Interrogatório (PJ-1993).

LOUVORES/REFERÊNCIAS ELOGIOSAS AVERBADOS: 01 Louvor do MAI (Ministro da Administração Interna), 05 Louvores do Tenente-General, Comandante Geral da GNR, 02 Louvores do Comandante da Unidade, 01 Referência Elogiosa do MAI e 01 Referência Elogiosa do Comandante de Unidade.

CONDECORAÇÕES: Medalha D. Nuno Álvares Pereira – Mérito da Guarda Nacional Republicana, 2ª Classe, Medalha Militar de Comportamento Exemplar, graus Cobre, Prata e Ouro, Duas Medalhas de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau Prata e Medalhas de Assiduidade de Segurança Pública, uma e duas Estrelas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg