Beja: Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo já aterrou.


O primeiro Airbus A380 da companhia aérea portuguesa Hi Fly aterrou em solo português, na tarde desta segunda-feira, no aeroporto de Beja, Alentejo.

A aterragem decorreu sem qualquer problema, mas só à segunda volta, depois de um voo rasante de “saudação” ao aeroporto, a Beja ao Alentejo.

Em redor da pista eram centenas as pessoas que esperavam aquele que é o maior avião do mundo, que realiza, desta forma, um momento histórico e o virar de página para o aeroporto e para a região.

Além disso, a aterragem deste avião demonstra também a capacidade da pista de reserva do aeroporto de Beja, que tem largura e comprimento suficientes para permitir que este Airbus aterre e estacione e servirá para alguma emergência.

À chegada, estavam dois veículos dos Bombeiros da Força Aérea Portuguesa que batizaram o avião com jatos de água.

O avião de dois andares será dotado de motores Rolls Royce Trent 900 e terá capacidade para 471 passageiros distribuídos por três classes. O piso inferior será todo dedicado à classe económica, transportando um total de 399 passageiros, enquanto o piso superior terá lugares de classe executiva e primeira classe, suportando 60 e 12 passageiros.

O avião foi pintado com os desenhos de uma campanha pela defesa dos recifes de coral.

O Airbus A380 – que não poderá aterrar em mais nenhum aeroporto nacional – estará em Beja durante cinco dias, que serão de visitas institucionais e de formação da tripulação da Hi Fly.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg