Beja: Aprovada Moção na reunião de Câmara, sobre a urgente resolução da ligação ferroviária.


Foi aprovado na reunião da Câmara Municipal de Beja, uma Moção apresentada pelos vereadores da CDU, visando a urgente resolução da situação na ligação ferroviária Beja – Lisboa, aprovada com os votos favoráveis dos eleitos comunistas e com a abstenção dos eleitos do PS.
Na reunião de ontem do Executivo da Câmara de Beja os eleitos da CDU apresentaram uma Moção onde exigem “a urgente resolução da situação na ligação ferroviária de Beja-Lisboa”. O documento foi aprovado com os votos favoráveis dos eleitos comunistas e a abstenção da Maioria socialista.
Reproduzimos o documento apresentado pelos vereadores comunistas na edilidade bejense:
Considerando que a ferrovia é importantíssima para o desenvolvimento económico da nossa região, como meio de transporte de passageiros, para o trabalho, negócios, o lazer ou turismo, e também enquanto do transporte de mercadorias.
Considerando que o transporte ferroviário é mais cómodo, causa menos impactos ambientais, o tempo de viagem entre Beja e Lisboa tem uma duração menor que o transporte rodoviário – cerca de 2h10m -, beneficia uma importante capital de Distrito e diretamente a população servida pelas estações de Beja, Cuba, Alvito e Vila Nova da Baronia, que diariamente o utilizam para as suas deslocações para o trabalho, para a escola ou para tratar de quaisquer outros assuntos.
Considerando que desde há muito tempo as populações, as autarquias locais e todos os agentes de desenvolvimento da região reivindicam a eletrificação de linha entre Beja e Casa Branca, a melhoria dos comboios e a reposição dos serviços retirados, até ao presente não obtiveram qualquer resposta e nos recentes anunciados investimentos para a ferrovia nacional não consta qualquer verba para estas obras.
Considerando que desde há cerca de duas semanas o serviço tem vindo a piorar, alguns horários das automotoras entre Beja e Casa Branca têm sido suprimidos e substituídos por transporte em autocarro, acarretando por vezes inconcebíveis atrasos e incómodos aos utentes.
A Câmara Municipal de Beja reunida em sessão ordinária decide:
1. Alertar para a necessidade da consignação, desde já, de verbas para a qualificação do troço da linha Beja – Casa Branca, nomeadamente através da eletrificação deste percurso, bem como o comprometimento quanto à calendarização e previsão das referidas melhorias.
2. Solicitar que na ligação Beja – Casa Branca seja retomada a normalidade, desde já.
3. Em caso de ausência de resposta, ou de Governo confirmar a intenção de encerrar a linha, convocar as populações os empresários e as suas estruturas associativas para, em conjunto, se encontrarem formas de oposição a esta grave agressão ao desenvolvimento da região e ao bem-estar das suas populações.
4. Dar conhecimento à comunicação social, a todos os órgãos de soberania, às associações empresariais e à população.

Share This Post On
468x60.jpg