Beja: Assinado contrato de empreitada para melhor abastecimento público de água.


Empreitada na rede pública de abastecimento significa investimento superior a 2,6 milhões de euros da responsabilidade das Águas Públicas do Alentejo (AgdA).

As empresas Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e a Gr4PT assinaram na manhã desta quinta-feira, nos Paços do Concelho da cidade de Beja, o contrato da empreitada de “Reforço da Fiabilidade da Adução a Beja”, com um valor superior a 2,6 milhões de euros e que irá beneficiar mais de 26 habitantes daquele Município.

A efetivação da obra tem um prazo de 365 dias e visa executar duas novas aduções a Beja, uma entre uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) e um reservatório num bairro periférico da cidade e a outra entre um reservatório no centro histórico e uma Estação Elevatória nos subúrbios citadinos.

Os trabalhos incluem ainda a execução de um desvio de uma conduta adora desde a barragem do Roxo a uma aldeia do concelho e a substituição de uma antiga conduta ligadas as aldeias de Santa Vitória e Mombeja.

No ato de assinatura do contrato o presidente da Câmara Municipal de Beja, o maior acionista autárquico das AgdA e o Município beneficiado com a obra, justificou que é um investimento “estruturante para a cidade e decisivo para um abastecimento de qualidade aos consumidores”, recordando que o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) “veio ultrapassar os grandes constrangimentos que Beja sofria antes da ligação de Alqueva ao Roxo”, concluiu Paulo Arsénio.

Francisco Narciso, presidente da AgdA do Grupo Águas de Portugal, destacou o facto de ser uma “intervenção estratégica para a cidade, que permite encarar o futuro com outra visão e confiança”, revelando que os 2.633.776 euros que serão investidos na empreitada, “são da nossa responsabilidade, obra que poderá ser alvo de uma candidatura elegível a Fundos Comunitários”, concluiu. Para este responsável “depois de concluída a obra, permitirá o abastecimento aa partir dos canais do EFMA, sem necessidade de recorrer à barragem do Roxo”, rematou.

A AgdA, tem como acionistas as Águas de Portugal e a Associação de Municípios para a Gestão de Água Público no Alentejo (AMGAP), que inclui 20 dos 47 Municípios do Alentejo e Litoral.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg