Beja: Autarquia divulga património arqueológico da Idade do Bronze no concelho.


Ao longo do corrente ano, a Câmara Municipal de Beja em parceria com o Projeto Outeiro do Circo, irá promover um ciclo de atividades em todas as freguesias do concelho destinadas a divulgar o rico património arqueológico da Idade do Bronze no concelho de Beja.

BEJA- depósito água_800x800Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho de Beja nos últimos anos vieram confirmar a importância que era atribuída a esta região durante o período conhecido como Idade do Bronze (2000 a 800 a.C.). Esta época é claramente marcada pela importância dada à exploração dos ricos recursos naturais deste território e pela sua ocupação extensiva como o provam as centenas de sítios arqueológicos atualmente conhecidos.

Ao longo da Idade do Bronze as comunidades que habitaram a região de Beja encontravam-se envolvidas num processo transformador de larga escala que abrangeu todo o Ocidente Peninsular e que implicou uma grande abertura destas populações ao exterior.

As atividades a desenvolver pretendem levar o conhecimento produzido sobre a Idade do Bronze às comunidades que hoje ocupam os mesmos espaços. Assim, o principal objetivo passa pela realização de um conjunto de iniciativas de divulgação que irão ao encontro das populações.

Será realizada uma conferência, uma exposição e um percurso pedestre em cada freguesia do concelho de Beja com o intuito de dar a conhecer os “seus” vestígios da Idade do Bronze.

A anteceder este programa será realizada uma conferência sobre a Idade do Bronze na região de Beja e que servirá para apresentação do projeto, a ter lugar no dia 12 de Janeiro às 18:30 no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.

As iniciativas nas freguesias terão início a 15 e 16 de Janeiro na União de Freguesias de Trigaches e São Brissos, seguindo-se novas ações na Freguesia de Beringel a 5 e 6 de Fevereiro e na União de Freguesias de Salvada e Quintos a 18 e 19 de Março.


Share This Post On
468x60.jpg