Beja: Autarquia vai proceder a obras na EM511, ligação a Cabeça Gorda e Salvada.


As obras de manutenção e reparação na Estrada Municipal 511, ligação às freguesias de Cabeça Gorda e Salvada/ Quintos terão início na próxima segunda-feira. A reparação será feita por administração direta.

A Câmara Municipal de Beja vai proceder a trabalhos de manutenção e reparação da Estrada Municipal 511, entre Beja e a Estrada Nacional 391, nas proximidades da Salvada. Os trabalhos têm início o previsto para o dia 9 de março e a conclusão para o dia 9 de abril.

A intervenção será dividida em dois troços e dois períodos de execução, o primeiro de 9 a 24 de março e o segundo de 25 de março a 9 de abril.

Durante os períodos indicados de intervenção na EM 511, o trânsito será efetuado em percursos alternativos, conforme as plantas em anexo, com exceção para o dia 18 de março, em que a estrada será aberta exclusivamente para a passagem da Volta ao Alentejo.

A intervenção será efetuada por troços, os quais ficarão integralmente encerrados ao trânsito, de acordo com a seguinte informação:
Troço n.º 1 – Entroncamento com o Caminho Municipal 1045 (Beja/Vila Azedo), e o entroncamento com a EM 513 (acesso a Quintos), com início dos trabalhos no dia 9 de março e conclusão no dia 24;
Troço n.º 2 – Entroncamento com a EM 513 (acesso a Quintos) e a Estrada Nacional 391 (Salvada), com início dos trabalhos no dia 25 de março e conclusão no dia 9 de abril.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) as obras serão efetuadas pela autarquia por administração direta, não estando ainda quantificado o valor total da intervenção.

Alternativas rodoviárias

Obras no Troço nº. 1: Quem se desloca de Beja, deve virar à esquerda, após a passagem do viaduto sobre a antiga linha de caminho-de-ferro, junto à Ovibeja, para o Bairro de São João, em direção ao Alcoforado, Vila Azedo, Padrão, viragem à direita para aceder à EM513 de novo à direita para aceder à EM 511. Quem se desloca de Cabeça Gorda/ Salvada, deve fazer o trajeto contrário.

Obras no Troço nº. 2: Quem se desloca de Beja, vai pela EN 511 até ao cruzamento com a EM 513, segue em direção a Quintos e depois vira à direita na EN 391. Quem se desloca de Cabeça Gorda/ Salvada, deve fazer o trajeto contrário.

Comunicado da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda

O Executivo da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda congratula-se com a decisão da Câmara Municipal de Beja em iniciar os trabalhos de manutenção e reparação da Estrada Municipal 511, com inicio previsto para o para o dia 9 de março e conclusão a 9 de Abril, próximos.

Relembramos que esta é uma intervenção há muito reivindicada e que levou a presidente desta junta de freguesia a reunir com o presidente do município a 17 de fevereiro de 2020, precisamente para transmitir  o adiantado estado de degradação, com imensos buracos, representando um perigo real para os residentes e outros utilizadores que transitam diariamente nesta estrada.

Ainda que seja de realçar a intervenção prevista para a estrada 511, entendemos e reafirmamos que a solução passa pela reparação global da mesma de modo a repor o pavimento em condições de ser utilizada em segurança, e garantir uma regular monitorização e conservação, evitando desta forma que atinja o estado a que chegou.

Agradecemos a todos os que deram visibilidade a esta reivindicação, que culminou com a realização da marcha lenta do passado dia 22 de Fevereiro, comprometendo-se esta junta de freguesia em realizar todas e quaisquer diligências que defendam os interesses da nossa população.

Nota de redação: A União de Freguesia de Salvada e Quintos ainda não tomou, ou pelo menos não enviou qualquer comunicado ao Lidador Notícias, sobre a situação.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg