TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): números, horas e mais alguns parágrafos.
A ANACOM realizou um estudo de comparação de preços de telecomunicações a nível internacional, promovido por instituições independentes.
A Comissão Europeia, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e União Internacional de Telecomunicações, foram duas instituições envolvidas e o estudo centrou-se nos preços dos serviços móveis, serviços individualizados de internet e de pacotes de serviços para níveis de utilização mais reduzidos, concluindo que estes estão acima da média dos países considerados.
Os dados da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações – revelam que, entre 2018 e 2019, os preços do pacote triple play (Internet + telefone fixo + televisão) eram superiores à média da União Europeia entre 2% e 12,7%. No caso do pacote Internet + telefone fixo os preços praticados em Portugal eram superiores à média da UE28 entre 1,3% e 19,3%.
Nas ofertas em pacote double play (Internet e televisão), o preço das ofertas mais baratas em Portugal era entre 22,8% e 3,5% superior à média da União Europeia nos intervalos 12Mbps-200Mbps, e inferior à média nos restantes casos.
Por seu turno, os preços das ofertas single play de banda larga fixa em Portugal estavam entre 9,3% e 28,7% superiores à média da UE.
Já sobre os pacotes de voz móvel e Internet no telemóvel, Portugal apresentava preços entre 19% e 98% superiores à média.
O CoSchedule revelou quais as melhores horas para publicar nas diferentes redes sociais.
Segundo as orientações do blog, caso pretenda fazer uma publicação no Facebook de empresa para consumidor, as melhores horas são 9h, 10h, 12h, 13h, 16h e 17h. Já publicações de empresas para empresas o melhor horário é às 9h, 15h e 16h, mas se for de empresas de software, privilegie as 9h, 15h e 17h. Tratando-se de saúde, publique preferencialmente às 6h, 7h, 9h, 11h ou 12h e para empresas de comunicação, aposte às 7h, 11h e 18h. Se as publicações estão relacionadas com educação, então as melhores horas são as 8h, 12h e 15h.
No Instagram, as horas alteram um pouco. De empresas para consumidor devem apostar publicar às 8h, 13h e 21h. Caso seja empresa para empresa, aposte às 12h, 13, 17h, 18h, 20h e 21h. Empresas de software devem publicar às 11h, 13h e 17h. Para a saúde a melhor altura é 10h e 14h. Empresas de comunicação têm maior impacto às 9h, 12h e 13h e para educação as melhores horas são 17h e 18h.
Os dados (entre eles os de outras redes sociais) podem ser consultados em https://coschedule.com/blog/best-times-to-post-on-social-media/
A Forbes Portugal partilhou a lista dos youtubers portugueses com maior dimensão digital. Este elemento resulta da combinação não só do número de visualizações por vídeo e quantidade de vídeos como também das interações com os utilizadores (comentários, gostos e partilhas).
As campanhas publicitárias de cada um dos youtubers também foram levadas em conta e, partindo destes critérios, a Forbes Portugal teve uma amostra de 43 youtubers.
Aqui fica a tabela ordenada do décimo para o primeiro lugar: Helena Coelho, João Sousa, Nuno Agonia, Tiago Saramago (Tiagovsky), Ricardo Fazeres (RicFazeres), Mafalda Sampaio, António Ramos (D4rkframe), Ângela Costa (Angie Costa), Diogo Silva (Windoh) e Paulo Borges (Wuant).
Foi aprovada no Parlamento Europeu, a 21 de fevereiro, a European Esports Federation.
A European Esports Federation é uma iniciativa de 23 países da Europa, dos quais faz parte Portugal, para juntar as organizações, equipas e jogadores de desportos electrónicos de todo o continente.
Para Presidente foi eleito Hans Jagnow, presidente da Federação Alemã de Esports (ESBD).
“A criação do EEF coloca a fasquia num nível totalmente novo. Dará aos jogadores, equipas e associações nacionais a voz de que precisam para decidirem sobre o futuro do seu movimento. Os esports são o futuro do desporto e do entretenimento e os jogadores precisam de fazer parte do debate,” disse Hans Jagnow.
Portugal é representado pela FPDE (Federação Portuguesa de Desportos Electrónicos) e faz parte dos 23 membros fundadores. O objectivo da EEF é “criar uma representação unificada, uma visão forte para as comunidades digitais e uma plataforma para o seu membro desenvolver ainda mais os desportos electrónicos,” disse a FDPE em comunicado.
No cinema, destaque para a estreia do filme “Bloodshot”.
Esta película de ação é realizada por Dave Wilson (tem um currículo extenso na área dos videojogos) e no elenco sobressaem os nomes de Vin Diesel, Guy Pearce e Eiza González.
Baseado no best-seller de banda desenhada, esta é a história de Ray Garrison, um soldado recentemente morto em combate e ressuscitado como o super-humano Bloodshot da empresa RST. Com um exército de nanotecnologia nas suas veias, Ray é uma força imparável, mais forte do que nunca e capaz de se curar instantaneamente. Mas, ao controlar o seu corpo, a empresa controla também a sua mente e as suas memórias. Agora, Ray não sabe o que é real e o que não é, mas está decidido a descobrir a verdade.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=TkR2RUuJ0_4&feature=emb_logo