Serpa: Aprovada candidatura para criar sombreamentos e planos de água.


O Município de Serpa viu aprovada uma candidatura no âmbito da adaptação às alterações climáticas.

As medidas a adotar centram-se em dois domínios fundamentais: contrariar o efeito da ilha de calor nos espaços públicos e fazer uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

Inclui a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal, bem como planos de água e fontes, na Praça da República, em Serpa, a criação de corredores de ventilação e a respetiva nebulização nas ruas dos Cavalos, do Calvário, dos Fidalgos e das Portas de Beja, e a alteração do abastecimento do sistema de rega a partir da rede pública, para a utilização de águas subterrâneas, no Parque Desportivo Municipal de Vila Nova de São Bento (Campo de Futebol).

Paralelamente inclui ações de informação, sensibilização, divulgação e disseminação sobre estas intervenções e sobre a problemática das alterações climáticas.

Estas medidas que serão agora adotadas no Município de Serpa pretendem funcionar como um modelo de boas práticas, constituindo uma referência em futuras intervenções no concelho, e que possam ser replicadas e generalizadas em outras escalas e territórios.

Com um custo total elegível de 312 899 euros, conta com uma comparticipação financeira da União Europeia, no âmbito do POSEUR, no montante de 234 674,25 euros.


Share This Post On
468x60.jpg