Beja: Bispo extingue Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese.


Criado em 11 de julho de 1984 por decreto episcopal do bispo bejense Manuel Franco Falcão, o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese, foi extinto por D.João Marcos, bispo de Beja, prelado que está no cargo há seis meses.

O bispo de Beja, D.João Marcos, extinguiu o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese (DPHAD), sustentando “neste território” a Igreja Católica está a “reajustar estruturas”, cimentando a decisão em “novos condicionalismos” que não concretizou.

No decreto de extinção enviado à Agência Ecclesia, o prelado defende que o DPHAD, criado em 11 de julho de 1984 por decreto episcopal do bispo bejense Manuel Franco Falcão, embora fazendo “um trabalho meritório” na promoção do património diocesano, “não tem revelado ser o meio mais adequado para atingir os objetivos que presidiram à sua criação”.

D.João Marcos é bispo de Beja desde há seis meses, chegou à Diocese três anos antes de ser ordenado pelo Francisco e nomeado como bispo Coadjutor de D.António Vitalino Dantas, sustenta que o Departamento liderado por José António Falcão, “tem falhas no diálogo, com o clero e com os próprios diocesanos”, acrescentando que a Diocese de Beja “está a iniciar um novo período na sua história”, remata.

Entre outras iniciativas, o DPHAD tem sido, desde 2004, o responsável pela organização do Terras sem Sombra-Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo, o prelado justificou que o mesmo “não está em causa”, sustentando que este ano já foi organizado por outra instituição, em colaboração com a diocese.

À frente do DPHAD desde que o mesmo foi criado, José António Falcão, conservador de museus e professor universitário, é técnico superior do Ministério da Cultura, considerou que se trata de uma “decisão natural, de um novo bispo, com outro ideia pastoral”, justificou.

Além do Festival Terras sem Sombra, o Departamento foi responsável pela recuperação de várias igrejas rurais, a identificação de vários edifícios e património religioso.

Entre outras distinções o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, recebeu a Medalha de Mérito Municipal-Grau Prata, atribuído pela Câmara Municipal, a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministério da Cultura, em junho de 2004, a que se juntaram dois louvores públicos da Santa Sé, em 1999 e 2000.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg