Beja: Celebra-se hoje o 141.º Aniversário do Comando Distrital da PSP.


O Comando Distrital de Beja da Polícia de Segurança Pública celebra hoje o 141.º aniversário de existência, uma data que se cumpriu ontem.

A data será assinalada com a realização, pelas 11H00, em Beja, no Salão Nobre do Edifício do Extinto Governo Civil, de uma cerimónia protocolar, que será presidida por Sua Excelência o Diretor Nacional Adjunto da Unidade Orgânica dos Recursos Humanos, da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe José Ferreira de Oliveira.

Desta forma, a PSP pretende invocar os seus 141 anos de História no distrito de Beja, que atualmente é comandada pelo Superintendente Glória Dias.

No dia 25 de janeiro de 1877, o então Governador Civil de Beja, Senhor Mariano Joaquim de Sousa Feio – Visconde da Boavista – Fidalgo da Casa Real – Comendador da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e de Nosso Senhor Jesus Cristo, sentindo a necessidade de criar uma Polícia na Cidade de Beja, à semelhança da Polícia Cívica.

Nessa altura existente em Lisboa e cuja origem remonta ao século XIV, publicou um edital cujo teor era o seguinte: “Faço saber que tendo a Junta Real, na sua última sessão, votado os meios necessários para a organização na Capital deste Distrito de um Corpo de Polícia Civil, está aberto concurso, por tempo de 30 dias, contados da data deste Edital, para a admissão, na secretaria deste Governo Civil, de requerimento dos indivíduos que pretendam alistar-se como guardas deste cargo.

A Polícia Cívica deste distrito estava desta forma criada oficialmente e, no domingo, dia 24 de junho de 1877, entrava em funcionamento a Esquadra da Polícia Cívica de Beja, que dava então corpo efetivo a essa criação.


Share This Post On
468x60.jpg