Beja: Cimeira dos Amigos da Coesão realiza-se amanhã. Beja Merece+ veste de luto.


A Cimeira dos Amigos da Coesão decorrerá amanhã no antigo Convento de São Francisco, em Beja, com a presença de dezassete Primeiros-ministros incluindo de Portugal. Vestindo de preto, o Movimento Beja Merece+ quer entregar um documento reivindicativo a António Costa.

O programa da Cimeira, a realizar amanhã, 1 de fevereiro, está dividido em duas partes, com a primeira a ser protagonizada por António Costa em encontros bilaterais com os Primeiros-ministros da Croácia e da Polónia e depois o encontro dos Primeiros-ministros e ministros de dezassete países europeus e dois Comissários da União Europeia.

Antes do início da Cimeira, o Primeiro-ministro de Portugal manterá dois encontros bilaterais. Às 10h15 reunir-se-á com o Primeiro-ministro da República da Croácia, Andrej Plenković e às 11h, está previsto um encontro com o homólogo da República da Polónia, Mateusz Morawiecki.

O programa previsto para a Cimeira é o seguinte:

12h00/12h30 Chegada das comitivas à Pousada Convento de Beja (Local: Largo D. Nuno Álvares Pereira. Beja), 12h45 Fotografia de família (Local: Fachada da Pousada Convento de Beja) e 12h50 Início do almoço de trabalho.

No final da reunião, possibilidade de declarações informais à imprensa pelos Chefes de Estado e de Governo, junto à fachada da Pousada Convento de Beja. As declarações à imprensa do Primeiro-ministro de Portugal, decorrerão na Sala de Imprensa.

A convite de António Costa, vão participar na Cimeira, os primeiros-ministros e ministros de República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália. A iniciativa conta ainda com a participação dos Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

A última Cimeira dos “Amigos da Coesão” decorreu em Novembro do ano passado, em Praga, capital da República Checa.

Aproveitando a realização da Cimeira dos “Amigos da Coesão” da União Europeia, o Movimento Beja Merece+ (BM+) vai procurar entregar a António Costa, um documento com as reivindicações que são o ensejo da população para o desenvolvimento da região”.

Os elementos do BM+ vão vestir de preto e convidaram a população a unir-se ao protesto, com concentração a partir das 11,00 horas nas Portas de Mértola.

Florival Baiôa, o coordenador do BM+ justificou que a ação “não visa confrontar António Costa, mas mostrar que estamos desprezados e que queremos satisfeitos as nossas reivindicações, para não ficarmos ainda mais atrasados”, lembrando que o Executivo teve para com a região “uma gravíssima falta de respeito democrático”, quando não respeitou as decisões da Assembleia da República, depois das audições ao Movimento.

Sobre o protesto, o coordenador do BM+ assegurou que “somos pessoas responsáveis que utiliza excessivamente a diplomacia. Não gritamos e temos palavras razoáveis, inteligentes e criativas, por isso vamos vestir-nos de preto, não o nosso estado de luto, mas das nossas reivindicações”, rematou.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg