Beja: Coronel Aníbal Saraiva assumiu comando do Regimento de Infantaria 1.
O Coronel de Infantaria Aníbal Carlos Correia Saraiva tomou posse como novo comandante do Regimento de Infantaria 1, substituindo o Coronel Paulo Curro.
No passado dia 16 de janeiro de 2020, em cumprimento do despacho de S.Exa. o Gen CEME, de 20 de dezembro de 2019, teve lugar na Parada “MGen Ventura Lopes” no Regimento de Infantaria N.º 1(RI1), em Beja, cerimónia de tomada de posse do Comandante do Regimento, coronel de Infantaria, Aníbal Carlos Correia Saraiva.
Em 16 de dezembro o Lidador Notícias (LN) revelou informação de fonte militar que disse que “o novo comandante ainda não foi nomeado, mas fala-se de um oficial procedente do Porto, com forte ligação ao Centro de Tropas de Operações Especiais”, sediado em Lamego e conhecido como Rangers.
E assim em 20 de dezembro de 2019, por despacho de Sua Excelência o General CEME, o Coronel Aníbal Saraiva, residente em Ermesinde (Porto), que em 1991 iniciou a sua carreira militar no Centro de Tropas de Operações Especiais, Lamego, foi nomeado Comandante do Regimento de Infantaria nº 1.
A cerimónia foi presidida pelo Cor Inf Tir, Francisco José Ferreira Duarte, comandante da BrigRR, em regime de Suplência. A cerimónia contou com a presença de todos os Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis a prestar serviço nas Unidade e no Destacamento do RI 1 em Tavira.
Os momentos altos da Cerimónia, foram a Homenagem aos Mortos em Combate, a entrega do Estandarte Nacional, à guarda da Unidade, ao comandante empossado e a assinatura do Termo de Posse perante a
formatura geral na Parada.
Além da realização destes atos que simbolizam a assunção do comando, o Coronel Inf Anibal Carlos Correia Saraiva recebeu, na Biblioteca do Regimento, a apresentação de cumprimentos de Oficiais, Sargentos, uma representação de Praças e de Funcionários Civis que prestam serviço no RI 1 , seguidamente procedeu à assinatura da primeira Ordem de Serviço enquanto Comandante do Regimento.
O Coronel Infantaria Aníbal Carlos Correia Saraiva nasceu no lugar da Castanheira, Bragança, a 29 de maio de 1967, é casado, vive em Ermesinde e tem uma filha.tem 33 anos de serviço efetivo militar e foi promovido ao atual posto em 12 de novembro de 2019.
Possui o grau de mestre em Gestão de Recursos Humanos, é licenciado em ciências socio-militares pela Academia Militar e possui ainda outros cursos e estágios de natureza militar e civil, de que se destacam: Curso de Auditor de Defesa Nacional, Curso de Promoção a Oficial Superior do Exército, Curso de Operações Especiais, Curso de Mergulhador Nadador de Combate, Curso de Paraquedismos Militar, Curso de Educação Física Militar, Curso de Segurança Militar, Curso de Introdução á Comunicação Social e Diploma de Especialização e Avaliação do Desempenho.
Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades do Exército, integrou uma Força Nacional Destacada e fez uma missão de Cooperação Técnico Militar, destacando-se o facto de que em 1991 iniciou a sua carreira militar no Centro de Tropas de Operações Especiais, Lamego, onde, até 2000 assumiu várias funções como subalterno e Capitão, de que se destaca: Comandante de Pelotão de Instrução, Comandante de Grupo de Operações Especiais, Comandante de Companhia de Instrução e Comandante da Companhia de Elementos de Operações Especiais. No Centro de Tropas de Operações Especiais, nos anos de 2005 e 2006, desempenhou as funções de Comandante do Batalhão de Instrução e por inerência a de Comandante do Aquartelamento de Penude.
Da sua folha de serviço constam onze louvores, dos quais nove concedido por Oficial General e dois por Coronel. Ao longo da sua carreira militar foi agraciado com diversas Medalhas das quais se destacam uma Medalha de Ordem Militar de Avis grau Comendador, duas Medalha de Serviços Distintos grau prata, uma Medalha de Mérito Militar 2ª Classe e a Medalha D. Afonso Henriques.