Beja: Coronel Paulo Curro deixou o comando do Regimento de Infantaria 1.
Tiveram lugar no Regimento de Infantaria (RI) nº 1, em Beja, as cerimónias de cessação de funções do Coronel de Infantaria Paulo Jorge Varela Curro, como comandante da unidade, sediada em Beja.
Do programa constou a formatura geral do Regimento, apresentação da formatura ao Cor Inf Paulo Curro, alocução de despedida, entrega do Estandarte Nacional ao 2º Comandante do Regimento TCor Inf Pinto Prata, que garantirá a continuidade de Comando até à posse do novo Comandante e desfile em continência.
Depois realizou-se a apresentação de cumprimentos de despedida na Biblioteca, onde estiveram presentes todos os Oficiais, Sargentos, Funcionários Civis e uma delegação de Praças, seguindo-se a fotografia de grupo nas escadas da parada Major-general Ventura Lopes e a assinatura do Livro de Honra do RI1. O almoço foi servido no refeitório do Rancho Geral onde estiveram presentes todos os Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis.
Nas várias alocuções que proferiu por motivos da sua cessação de funções o Coronel Paulo Curro quis deixar uma nota de que se sentiu enobrecido pelo facto de ter comandado o RI1 durante cerca de 2 anos, que encontrou em cada Militar e Funcionário Civil um amigo, que saÃa de consciência tranquila e com a sensação do dever cumprido e agradeceu o apoio e o profissionalismo de cada um facilitando a sua ação de comando.
O Coronel de Infantaria Paulo Jorge Varela Curro, comandou o Regimento de Infantaria Nº1 (RI1) desde 21 novembro de 2017 até 04 de dezembro de 2019, tendo rendido o Coronel Valente Marques que tinha assumido o cargo no dia 2 de dezembro de 2015.
O oficial natural de Alhos Vedros, filho de bejenses, foi colocado no Instituto Universitário Militar, em Lisboa.
Segundo apurou o Lidador NotÃcias (LN) junto de fonte militar “o novo comandante ainda não foi nomeado, mas fala-se de um oficial procedente do Porto, com forte ligação ao Centro de Tropas de Operações Especiais”, sediado em Lamego e conhecido como Rangers.
Teixeira Correia
(jornalista)