Mértola: Bombeiros recebem prenda da autarquia. Um novo autotanque.
O almoço de Natal dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM) foi enriquecido com a entrega, pela Câmara Municipal, de um novo autotanque suportado na íntegra pela autarquia.
O veículo, com capacidade para transportar 16 mil litros de água custou 65 mil euros, ostenta já o novo símbolo da corporação.
Além de substituir um outro acidentado, o novo autotanque vem colmatar dois problemas: o reabastecimento das viaturas dos BVM e o abastecimento às populações, um dos concelhos de Portugal mais flagelados com a falta de água.
Mário Tomé, vice-presidente da autarquia mertolense, justificou a oferta da viatura como “o reconhecimento do trabalho que é feito em prol dos cidadãos do concelho, tendo a presidente da direção, Céu Alhinho garantido que “fazemos das fraquezas forças e esta oferta é o repor do ganha-pão da corporação”, lembrando que o reabastecimento às populações em função de um contrato com as Águas Públicas do Alentejo é essencial para a vida dia bombeiros.
Recorde-se que no dia 11 de maio, durante a celebração do 48º aniversário da corporação, quando se deslocam para um incêndio, o semi-reboque, trator e cisterna, de apoio só reabastecimento que transportava 33 mil litros de água, capotaram e ficaram inoperacionais. Nesse dia a corporação recebeu uma ambulância de transporte de doentes não urgentes (ABTD), oferecida pela Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa (ASBAL), no valor de 30.400 euros.
Corporação sem dívidas, mas com muito a receber
Margarida Lopes, vice-presidente da direção, sublinhou que “os bombeiros de Mértola não tem dívidas a fornecedores, mas são credores de 200 mil euros de diversas instituições”, não revelando quais, mas deixou a garantia que “tudo vamos fazer para receber esse dinheiro o mais rápido possível, porque muita falta nos faz”, concluiu.
Teixeira Correia
(jornalista)