Beja: Dia da Infantaria e do Regimento de Infantaria 1, celebrado domingo.
A Avenida do Brasil, em Beja recebe uma parada militar para celebrar o 631º aniversário da Batalha de Aljubarrota, considerado o Dia da Infantaria, e por antecipação o Dia do Regimento de Infantaria 1 (RI 1), herdeiro do extinto RI3.
O ponto alto das celebrações acontece no domingo, a partir das 10h30, com uma parada militar que contará com a presença do General Francisco Rovisco Duarte, Chefe do Estado Maior do Exército (CEME), que preside à cerimónia, estando presentes entre outras entidades, João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Beja.
A realização das celebrações estão a cargo do Tenente-general Faria Menezes, Diretor Honorário da Arma de Infantaria, do Major-general Carlos Perestrelo, comandante da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) e Coronel Sérgio Marques, comandante do Regimento de Infantaria 1 (na foto ao centro).
Após a parada militar, na Pousada de São Francisco, antigo quartel do RI16, realiza-se a abertura de uma exposição sobre a Grande Guerra, seguida de uma conferência sobre “A Infantaria Portuguesa em La Lys-Um dia de inferno”.
Será ainda lançado o primeiro número da 2ª série da revista “Infantaria”, coordenada pelo RI!, com a presença de todas as unidades de infantaria portuguesas.
As comemorações têm início no sábado, no RI1, com a realização da tradicional prova militar de Infantaria, denominada “Patrulha D. Nuno Álvares Pereira”, num teste à resistência dos participantes, contando com a presença de equipas de quase todas as unidades de Infantaria do Exército.
O final das celebrações do Dia da Infantaria e o Dia do Regimento de Infantaria 1, decorre no domingo no RI1, onde será servido um almoço com a participação de militares e convidados.
Teixeira Correia
(jornalista)