TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): muitos dados, apps, rankings e retro.
Segundo o próprio Facebook, todos os meses há 60 milhões de páginas de pequenos negócios ativas na rede social, isto num universo de 1,1 mil milhões de utilizadores diários.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
O Facebook não ignora estes dados e anunciou o lançamento de duas novas secções nas páginas: uma dedicada a serviços e também uma secção de loja, destinada à promoção e venda de produtos em concreto.
Já era sabido que os clientes contactam maioritariamente as empresas via Facebook para depois adquirem produtos e serviços offline. Assim, a nova secção de loja dá a possibilidade de transmitir uma mensagem que resuma a atividade da empresa neste sentido, permitindo ainda destacar produtos e efetuar pesquisas em busca dos resultados desejados.
No que toca à secção de serviços nas páginas, esta vai possibilitar às empresas mostrarem aos seus clientes no Facebook uma espécie de lista (com preços) que apresenta todos os serviços prestados.
Resta dizer que ainda não é conhecida a data em que estas funcionalidades ficam disponíveis no mercado português.
Agora falamos de aplicações para dizer que, por norma, “só” usamos cinco apps das milhares e milhares de aplicações disponíveis na Play Store e na App Store.
Segundo o Marketingland, as aplicações mais usadas são o Facebook, YouTube, Google Maps, Gmail e Pandora (uma aplicação de streaming de música), algo confirmado por um anterior estudo da Sensor Tower, que refere isto: há três aplicações que são usadas em 80% do tempo dos utilizadores, são elas o Facebook, Facebook Messenger e o YouTube.
Convém dizer que os dois estudos ainda não refletem a utilização das novas aplicações virais, como Pokémon Go.
Continuamos a abordar o tema apps mas agora destacamos as aplicações mais descarregadas no primeiro semestre de 2016.
Os dados foram compilados pela SurveyMonkey Intelligence e, mais uma vez, na lista não surge o Pokémon Go, uma vez que o jogo só foi lançado a 6 de julho
Nos cinco primeiros lugares do ranking das 30 apps mais descarregadas, e seguindo do 5º para o 1º lugar, encontramos Color Switch (39,0 milhões de downloads), Instagram (40,4 milhões), Facebook (45,8), Snapchat (54,5) e Messenger (59,7 milhões de downloads).
No top 5 do ranking das 30 aplicações mais usadas surge a Play Store (93,4 milhões de utilizadores mensais), Google Maps (105,7 milhões), Messenger (120,4), YouTube (134,8) e Facebook (136,3 milhões de utilizadores mensais).
No campo dos videojogos e no universo retro destacamos um site que nos leva de volta ao tempo do computador Amiga.
A Internet Archive disponibilizou jogos e programas da família do computador e estão disponíveis quase dois mil jogos da Amiga que podem ser jogados diretamente no browser.
Através do site do ‘arquivo’ (https://archive.org/details/softwarelibrary_amiga_games) é possível jogar gratuitamente jogos como os clássicos ‘Bubble Bobble’ e ‘Double Dragon’.
Segundo o The Verge, este lançamento segue outros uploads de títulos antigos, incluíndos jogos para MS-DOS, títulos de Arcade e alguns jogos da Atari.
Uma boa hipótese para concretizar um regresso ao passado.
No cinema, escolhemos como estreia da semana o filme “Nerve – Alto Risco”.
Realizada por Henry Joost e Ariel Schulman, esta película que mistura os géneros de aventura e suspense, conta com Emma Roberts, Dave Franco e Emily Meade no elenco.
A história desta longa metragem centra-se numa estudante que se isola do seu grupo de amigos e que, na tentativa de ampliar os seus horizontes, entra numa comunidade online de um jogo de verdade ou consequência enquanto que uma plateia de “observadores” vota e comenta. À medida que joga vai ficando cada vez mais viciada, mais isolada do mundo real e rapidamente afunda numa espiral de perigosas situações que podem acabar com a sua vida.
Aqui está o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=EwfT0M-lXFg