Beja: Diego Ventura, marca presença na corrida de São Lourenço, de 5 de agosto.
Diego Ventura, o rejoneador português, considerado a figura Nº1 do toureio mundial, atua na Praça de Touros José Varela Crujo, em Beja, no próximo dia 5 de agosto, no decurso da “Feira Taurina de São Lourenço”.
O cartel da corrida de 5 de agosto, conta com a presença dos cavaleiros Rui Fernandes, Diego Ventura, Filipe Gonçalves e o amador bejense Joaquim Brito Paes. Serão lidados seis toiros da ganadaria de António Charrua e um novilho de Brito Paes.
As pegas vão estar a cargo de dois grupo: Amadores de Beja, capitaneados por José Maria Charraz e Cascais, por Joel Zambujeira, que faz a despedida como cabo.
Naquele que era tradicionalmente o dia da corrida de Beja, 10 de agosto, Dia de São Lourenço, realiza-se uma novilhada, destinada a dar oportunidade a novos valores da tauromaquia. Marcam presença os cavaleiros praticantes Francisco Parreira e Francisco Correia Lopes, os novilheiros Sérgio Nunes, Luís Silva e João d’Alva e os Forcados de Beja e São Mansos, com reses de várias ganadarias.
Os dois espectáculos taurinos têm início às 22 horas.
Quem é Diego Ventura
Diego António Ventura, nasceu em Lisboa, em 4 de novembro de 1982 (33 anos). Debutou em 1996, tendo em 1 de fevereiro de 1998, participado na primeira corrida de rejoneio no festival de Churriana. Recebeu a alternativa em 13 de setembro de 1998, em Utiel das mãos do seu pai, João Ventura e teve como testemunhas Francisco Benito e Sergio Galan, com toiros da Ganaderia d’El Campillo.
Confirmou a alternativa em Madrid, no dia 3 de junho de 2000, tendo como padrinho, Fermin Bohorquez e como testemunhas L.A. Domecq e Martin Gonzalez Porras. O apoderado é Manuel Álvarez Canorea.
Uma das suas melhores temporadas ocorreu em 2007, onde fez 66 corridas, tendo cortado 196 orelhas e 23 rabos, conseguido o 2º lugar no escalafon de rejoneadores em Espanha, a seguir a Pablo Hermoso de Mendoza.
Teixeira Correia
(jornalista)