Beja: EMAS consegue melhores indicadores de água não faturada.
A EMAS de Beja alcançou os melhores indicadores de sempre de água não faturada. A empresa iniciou a divulgação de vários indicadores que pretendem ilustrar a evolução do trabalho desenvolvido no setor dos serviços de águas no concelho de Beja.
O reforço da proximidade e o estabelecimento de uma relação de confiança entre as empresas e a comunidade, dever ser sustentada numa política de transparência e de prestação de contas.
A divulgação dos resultados da estratégia para a “Água não faturada”, um dos grandes desafios do setor, dará início a esta iniciativa. A melhoria de eficiência na EMAS de Beja continua a ser uma preocupação fundamental.
Pelo impacto económico mas também ambiental, o tema Água Não Fatura – ANF, é uma das grandes preocupações do setor dos serviços de águas.
Num território onde os efeitos das alterações climáticas já se fazem sentir, torna-se decisivo implementar as melhores práticas e processos de gestão que permitam reduzir as perdas de água nos sistemas de abastecimento públicos.
Nesta matéria, focados no objetivo de reduzir a percentagem de água não faturada, foram implementadas de forma integrada várias ações, cujo balanço intermédio efetuado no 1º semestre de 2019 apresenta uma média de 23,6% de ANF. Esta melhoria, materializada numa redução progressiva permitiu no mês de junho o resultado mais baixo de sempre da história da EMAS de Beja, com um valor de 12,3%.
A atual percentagem de ANF em Beja está 6,6% abaixo da média nacional que se encontra nos 30,2%, num distrito onde a média ronda os 48,7%.
Neste sentido a EMAS de Beja continuará, com todo o empenho, o seu caminho alinhada com a estratégia de eficiência ambiental na poupança de um recurso vital e consequente maximização na utilização dos recursos financeiros, consolidando a caminho da robustez e da autonomia financeira.