Beja: Estudo permite saber “quanta” casa se pode comprar no distrito.
Através de um estudo promovido pelo site ComparaJá.pt é possÃvel perceber a necessidade de se fazer uma análise criteriosa à capacidade financeira na hora de se solicitar um empréstimo.
Numa altura em que o mercado do crédito habitação e o setor imobiliário estão muito dinâmicos, a plataforma comparadora de taxas de crédito habitação ComparaJá.pt analisou os custos de comprar casa nos diferentes municÃpios do distrito de Beja no sentido de apurar, de acordo com os rendimentos e preço por m2 médios, quão difÃcil é concretizar o sonho de ter habitação própria para as famÃlias da região.
As conclusões desta plataforma apontam para elevadas assimetrias no distrito e pode concluir-se que: *Viver num municÃpio vizinho pode poupar várias décadas de trabalho*.
Os dados recolhidos pelo ComparaJá.pt para o distrito de Beja, demonstram que em Castro Verde, derivado de um
preço por m2 competitivo e dos salários mais elevados, a compra de casa é mais acessÃvel: em apenas 12 anos é possÃvel concretizar o objetivo de ter habitação própria.
Estes números contrastam muito com Ourique, por exemplo, onde devido ao elevado preço dos imóveis, comprar uma casa com 100m2 demora quase 37 anos, mais 25 anos do que no municÃpio anteriormente destacado.
Mas o cenário é ainda pior no concelho de Odemira pois, atendendo à disparidade entre o custo das casas e os salários, uma famÃlia média terá de optar por uma habitação de apenas 91m2 de forma a não ultrapassar o prazo limite de 40 anos no crédito habitação.
*Quantos anos são necessários para comprar uma casa com **100m2** em cada municÃpio do distrito de Beja?* Base no rendimento médio e preço por m2 médio (média ponderada do total de imóveis) é possÃvel perceber o *Nº Anos p/ pagar o Crédito*: Castro Verde- 12,2 anos, Moura- 15,9, Aljustrel- 16,4, Vidigueira- 18,1, Serpa- 19,1, Almodôvar- 19,3, Ferreira do Alentejo- 20,3, Beja- 20,8, Barrancos- 24,1, Alvito- 24,8, Cuba- 25,8, Mértola- 28,8, Ourique- 36,6 e Odemira- Excede prazo limite de 40 anos no crédito habitação.