Beja: Florival Baioa, entre os propostos para as Medalhas de Mérito Municipal.


O historiador Florival Baioa, é um dos três nomes que o Executivo do Município de Beja vota hoje às 15,00 horas, para a atribuição das “Medalhas de Mérito Municipal 2019”. Geada de Sousa e a Sociedade Filarmónica 24 de Outubro de Baleizão, são os outros nomes.

Florival Baioa Monteiro, é um historiador bejense, presidente da Associação da Defesa do Património de Beja (adpBeja) e um dos rostos do Movimento “Beja Merece+” é, segundo apurou o Lidador Notícias (LN), um dos cidadãos e instituições que figuram entre os nomes propostos para receberem a “Medalha de Mérito Municipal 2019”.

Florival Baioa, uma das figuras mais conhecidas da cidade de Beja, é filho de um antigo relojoeiro que durante muitos anos esteve estabelecido nas Portas de Mértola.

Além do historiador, Geada de Sousa, antigo enfermeiro do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja e um dos grandes, senão mesmo o maior dinamizador da filatelia no concelho.

Beirão de nascimento, dedica os seus tempos livres são quase exclusivamente passados à volta dos selos. Em 1993 e em 2003 recebeu o “Prémio de Mérito Filatélico de Literatura- Melhor Autor”, que distinguiu os seus artigos filatélicos. Um dos sonhos que move este homem simples é “trabalhar com a juventude e cativá-la para a prática da filatelia”. Apaixonado pelo coleccionismo de selos, costuma dizer que este passatempo é “o rei dos hobbies, e o hobby dos reis”, mas considera que ainda há muito a fazer.

Em 2004, nas comemorações dos 50 anos da Federação Portuguesa de Filatelia, quando era presidente do Núcleo de Coleccionismo Centro Cultural e Desportivo do Hospital Distrital de Beja, foi agraciado com a Medalha e o Diploma de Serviços Inestimáveis, o máximo galardão daquela estrutura.

O terceiro nome é o da Sociedade Filarmónica 24 de Outubro de Baleizão, fundada em 24 de outubro de 1911, a coletividade cumpre em 2019, 108 anos de existência, sendo uma das mais importantes e dinâmicas da da freguesia.

A votação da proposta de atribuição das medalhas é o primeiro ponto da Ordem de Trabalhos da reunião do Executivo do Município de Beja que se realiza hoje a partir das 15.00 horas, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho. Os nomeados serão depois informados da escolha e se aceitam receber as mesmas.

A decisão do Executivo vai depois ser submetido para aprovação na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Beja a realizar no decurso do corrente mês de abril, no Salão Nobre do edifício do ex-Governo Civil, sendo depois entregues em Sessão Solene a realizar, como é tradição na Quinta-Feira de Ascenção, Feriado Municipal, em Beja, que este ano se celebra no dia 30 de maio.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg