Beja: GNR desinfeta Lar Nobre Freire onde há três utentes infetados com Covid-19.


A Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, procedeu hoje à desinfeção e higienização do primeiro piso do Lar Nobre freire, em Beja, onde há três utentes infetados com Covid-19.

A intervenção surge na sequência de uma solicitação da Câmara Municipal de Beja e da instituição de solidariedade social, situado na zona histórica da cidade e que segundo Paulo Arsénio, presidente da edilidade bejense, “implicou a saída de 33 utentes durante uma parte substancial do dia para as instalações do Seminário Diocesano, onde ficarão até às 20,00 horas”, justificou.

Relativamente aos casos de infeção de pessoas por Covid-19, o autarca de Beja, assegurou que no concelho “continuam a existir 11 casos positivos, não se registado mais nenhum caso desde a passada segunda-feira”, palavras de Paulo Arsénio que contrariam os números da DGS que nesse dia davam 6 casos positivos e no relatório desde quarta-feira até hoje, a existência de nove infetados.

A equipa da UEPS é uma subunidade da Guarda, composta de especialistas em matérias perigosas e integra 10 operacionais e três viaturas, que utilizam termonebulizadores, para espalhar uma densa neblina que faz a descontaminação dos espaços, onde foi aplicada. Para que não corram riscos os operacionais estão equipados com fatos, botas, luvas e máscara integral com filtro.

Ao JN, o responsável da UEPS, capitão Cerqueira, revelou que “foi feito o reconhecimento do espaço, retiradas roupas e desinfetados os bens dos utentes e em 45 minutos a operação de descontaminação está concluída”, acrescentando que após a realização da ação “é necessário criar corredores de circulação para não voltar a haver contaminação”, concluiu.

Esta equipa UEPS já esteve na passada terça-feira no lar do Centro Social de São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa, onde procedeu à desinfeção e higienização daquele espaço.

Na próxima semana a pedido da Câmara Municipal de Tavira, para realizar a mesma operação num antigo estaleiro e nas instalações do Parque de Feiras e Exposições daquela cidade algarvia, onde têm estado em confinamento cerca de três dezenas de trabalhadores agrícolas de nacionalidade indiana e nepalesa.

O coronel Ilídio Canas, comando do Comando Territorial de Beja, que acompanhou as operações da UEPS no lar de Beja, lembrou a divisa da GNR “Pela lei e pela grei”, justificando que “limitamo-nos a cumprir a nossa obrigação em ajuda da grei, neste caso o povo”, concluiu.

RETIFICAÇÃO: O seu a seu dono

No passado dia 11 de abril, noticiámos que “um utente e uma funcionária do Lar Nobre Freire, situado na zona histórica de Beja, estão infetados com coronavírus”. A informação de que uma funcionária estaria infetada partiu de uma fonte (segurança/socorro) ligada ao assunto, que muitas outras informações sempre corretas nos tem transmitido, mas que, tal como nós, Lidador Notícias, pode errar.

Porque tal situação não estava correta, deixamos a retificação e o nosso pedido de desculpas aos visados.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg