Beja: Incorporação de recrutas no Regimento de Infantaria 1.
O Regimento de Infantaria 1, a unidade mais importante a Sul do Tejo, sediada em Beja, vai ser responsável pelo 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2016.
No novo contexto de formação do Exército, o Regimento de Infantaria 1 (RI1), que tem como comandante o coronel Valente Marques, viu ser-lhe incumbida a importante missão de ministrar o 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército (1CFGCPE16).
O curso, no regime de prestação de serviço em Regime de Contrato/ Regime de Voluntariado (RC/ RV), teve inÃcio no passado dia 1 de fevereiro, sendo frequentado 119 cidadãos oriundos do Alentejo e Algarve.
No final da Instrução Básica, após seis semanas de formação, tem lugar a cerimónia do Juramento de Bandeira, um dos momentos mais gratificantes para o militar. Para este importante e significativo momento, são convidados os familiares e amigos para testemunhar o feito conseguido. O Juramento de Bandeira inclui uma parada e um desfile militar.
Após o Juramento de Bandeira, inicia-se uma segunda fase da instrução, denominada por instrução complementar, que decorre durante um perÃodo de mais sete semanas, no final da qual, obtido o aproveitamento, os agora Soldados Recruta serão considerados prontos e distribuÃdos pelas diversas Unidades Estabelecimentos e Órgãos do Exército.
Recorde-se que enquanto Regimento de Infantaria 3 (RI3), a unidade viu ser-lhe incumbida a importante missão de ministrar o 2º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército (2CFGCPE15), que teve inÃcio no dia 11 de maio, dia de celebração do 209º aniversário do RI3, e o seu final em 31 de julho, tendo a cerimónia do Juramento de Bandeira, tido lugar no dia 12 de junho.
Curso de Formação de Praças- O que é ?
O Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército (CFGCPE) visa habilitar os formandos com formação geral e técnica, adequada à s competências e nÃveis de desempenho próprios de classe e posto.
O CFGCPE tem a duração de 12 semanas sendo dividido em duas partes: Instrução Básica (5 semanas) e Instrução Complementar (7 semanas).
A formação é complementada pela instrução da Especialidade, cujo tempo de instrução varia consoante a especialidade atribuÃda.
Teixeira Correia
(jornalista)