Beja: Juramento de Bandeira no Regimento de Infantaria 1.
Juramento de Bandeira do 5º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2020 (5CFGCPE20) decorre na sexta-feira.
Na próxima sexta-feira, pelas 10h00, na Parada MGen Ventura Lopes no Regimento de Infantaria nº1 (RI1), vai ter lugar a cerimónia de Juramento de Bandeira do 5º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2020 (5CFGCPE20), evento será presidido pelo ExcelentÃssimo Comandante da Brigada de Reação Rápida, Brigadeiro-General Pedro Miguel Alves Gonçalves Soares.
Perante o Estandarte Nacional os 33 Soldados Recrutas do 5CFGCPE20, que iniciaram a sua formação em 22 de junho de 2020, irão jurar defender a Pátria, mesmo com o sacrifÃcio da própria vida. Nesta cerimónia será ainda entregue um diploma ao Soldado-Recruta que mais se distinguiu na primeira fase de instrução que agora termina.
Esta cerimónia realiza-se no estrito cumprimento das normas em vigor para a prevenção e o combate à pandemia COVID-19, pelo que decorre sem a presença habitual das entidades oficiais da cidade e dos familiares e amigos dos Soldados recruta, apenas estando presenta as entidades militares estritamente necessárias à realização deste ato solene.
No entanto, a cerimónia mantém o significado e a relevância especifica do Juramento de Bandeira, obedecendo ao seguinte programa horário:
09H30 – Chegada de Exmo Sr. Comandante da Brigada de Reação Rápida, Brigadeiro-General Pedro Miguel Alves Gonçalves Soares, que preside à cerimónia.
10H00 – Inicio da Cerimónia Militar- Honras regulamentares pelas forças em Parada à Alta Entidade (AE) e AE retira – Integração do Estandarte Nacional na formatura- Entrega de diploma ao Soldado recruta que mais se destacou na instrução; – Leitura dos deveres militares; – Ato de Juramento de Bandeira; – Alocução pelo Exmo Sr. Comandante da Brigada de Reação Rápida, Brigadeiro-General Pedro Miguel Alves Gonçalves Soares; – Desintegração do Estandarte Nacional da formatura.