Beja: Lucínia Aires, ocupa desde ontem o cargo de 2º comandante da ANPC.
Lucínia Aires, assumiu ontem o cargo de 2º comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Beja. A data da tomada oficial de posse ainda não é conhecida.
A Oficial Bombeiro dos Bombeiros Voluntários de Odemira, ocupa desde ontem o cargo de 2º CODIS, depois de no passado dia 23 de março, o Ministério da Administração Interna (MAI) ter feito saber que esta operacional iria assumir este cargo no início do corrente mês de abril.
Segundo apurou o Lidador Notícias, a data de tomada oficial de posse de Lucínia Aires como 2º CODIS ainda não está agendada.
Desde outubro do ano passado, aquando da saída de Noémia Ramos, antiga comandante dos B.V. de Vidigueira que nesta data assumiu o cargo de vereadora da Câmara Municipal de Cuba, que o cargo não estava ocupado.
Recorde-se que a comunicação do MAI surgiu na sequência de uma notícia da televisão SIC que dava conta que em três distritos, Beja, Viseu e Coimbra, os cargos estavam sem nomeação. O CODIS do distrito de Beja é o Tenente-Coronel Vitor Cabrita, cuja xcomissão de serviço, por mais três anos, foi renovada em 31 de março de 2017 (https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/106684885/details/normal?l=1).
Na altura o Ministério da Administração Interna justificou que “os Comandos Distritais estão preenchidos e em pleno exercício de funções. Os elementos que saíram foi a seu pedido. Os elementos que irão assumir as funções estão já designados pelo presidente da ANPC, iniciando funções no início de abril”.
Lucínia Aires, Oficial Bombeira dos Bombeiros Voluntários de Odemira, é filha do antigo comandante daquela corporação Nazário Viana.
Teixeira Correia
(jornalista)