Beja: Luís Cruz, antigo cavaleiro tauromáquico morto por carregador de trator.


O antigo cavaleiro tauromáquico e atual empresário do setor e agrícola, morreu na manhã de ontem na Herdade do Estraga, em Vale de Rossins, freguesia de Salvada (Beja) na sequência de um acidente envolvendo um trator.

O alerta foi dado pelo pai da vítima, Joaquim Cruz, dono da propriedade, cerca das 11,00 horas, e o acidente ocorreu quando Luís Cruz, 51 anos, descarregava um “bigbag” de adubo. Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) o carregador frontal do trator, que não estaria engatado na cavilha de segurança, desprendeu-se e atingiu-o na cabeça, espalmando-o contra um espalhador de adubo, tendo a vítima tido morte imediata.

O antigo cavaleiro, que tirou a alternativa em Beja, em 10 de agosto de 1988, tendo como padrinho, João Moura, era organizador de festejos taurinos na praça desmontável que ambos possuíam, em conjunto com José Luís Zambujeira, antigo cabo do grupo de forcados de Cascais e o cavaleiro Tito Semedo.

Há cerca de 30 anos, o pai de Luís Cruz, tinha perdido o braço direito na sequência de outro acidente agrícola, quando ao tentar desencravar uma enfardadeira, a máquina lhe amputou o membro superior.

No local estiveram os Bombeiros e a VMER do Hospital de Beja e a GNR do posto de Salvada. O corpo de Luís Cruz foi trasladado para a Morgue do Gabinete Médico- Legal de Beja, onde vai ser autopsiado.

Durante a semana houve dois acidentes com vítimas mortais envolvendo tratores, um em Viana do Castelo e outro em Bragança.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg