Beja: Maria da Graça Carvalho ganha 1ª Edição do Prémio “Maria de Lurdes Pintassilgo”.
A professora bejense e ex-ministra da Ciência, Maria da Graça Carvalho, ganhou a 1ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintassilgo.
O prémio é atribuÃdo pelo Instituto Superior Técnico (IST) e destina-se a galardoar mulheres, formadas por esta instituição de ensino, que se tenham destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais. A entrega realiza-se no próximo dia 9 de fevereiro, à s 16 horas no Salão Nobre do IST.
O Prémio destina-se a galardoar anualmente duas mulheres, formadas pelo Técnico. A uma antiga aluna que tenha completado o seu ciclo de estudos no IST há mais de 15 anos, contabilizados no dia 31 de dezembro de 2015 e que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais e a uma recém-graduada do IST, com menos de 27 anos no dia 31 de dezembro de 2015 e que se tenha destacado pela qualidade cientÃfica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no IST.
Quem é quem
Maria da Graça Martins da Silva Carvalho, nasceu em Beja, a 9 de abril de 1955, é licencada em engenheira mecânica, pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, e doutora pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, no Reino Unido.
Exerce funções como professora catedrática do IST e conselheira principal para a Ciência, Ensino Superior, Inovação, Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Bureuau of European Policy Advisers da Comissão Europeia. Anteriormente foi vice-presidente nacional da Ordem dos Engenheiros, directora-geral do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior e membro do Conselho Nacional de Educação.
Foi editora da revista Clean Air – International Journal on Energy for a Clean Environment e é membro do Conselho Editorial do International Journal of Energy Research. É sócia-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. A 8 de março de 2002 foi condecorada, no Dia Internacional da Mulher, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instituição Pública, por Jorge Sampaio.
Maria da Graça Carvalho foi Ministra da Ciência e Ensino Superior (XV Governo Constitucional) e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior (XVI Governo Constitucional). Foi eleita, em 2009, deputada ao Parlamento Europeu, pelo Partido Social Democrata, até 2014. Foi feita Membro do Conselho das Ordens de Mérito Civil a 9 de Junho de 2016.
Teixeira Correia
(jornalista)