Beja: Ministro da Agricultura emocionado na homenagem a Castro e Brito.
“Bebé, a abertura foi simples mas bonita, pá”. Foi com a voz embargada e com uma lágrima ao canto do olho que o Ministro da Agricultura, falou sobre Castro e Brito, o criador da Ovibeja recentemente desaparecido.
“Mais do que uma figura da agricultura e do Alentejo, perdi um amigo”, disse ontem Capoulas Santos, no discurso da Sessão de Abertura da “Grande Feira do Sul”.
Depois dos momentos iniciais de forte carga emocional, no final, o titular da pasta da agricultura, entregou à ACOS-Agricultores do Sul uma placa, onde o Governo reconheceu “grande trabalho e dedicação” do falecido dirigente e agricultor, e aí surgiu a boa disposição.
Ao não conseguir abrir o embrulho da prenda Capoulas Santos, soltou uma gargalhada e exclamou: “um alentejano deve trazer sempre uma navalhinha”, valendo na ocasião o deputado socialista Pedro do Carmo, que tinha a navalha no bolso.
O PDR2020, as ajudas agroambientais, conclusão expansão de Alqueva e o preço e a gestão da sua rede secundária de rega, foram temas focados por Capoulas Santos, que deixou “uma palavra de solidariedade” para o setor do leite e dos suínos, que segundo o ministro “vivem uma tormenta para a qual não contribuíram”, concluiu.
Uma boa nova do responsável do setor agrícola do Governo d António Costa, foi a promessa de “interceder” junto do Ministério das Finanças para a “cedência” à ACOS das instalações do Centro de Formação do Regadio, para a criação de uma Escola Profissional privada, direcionada para o ensino prático do novo regadio.
Rui Garrido, o novo presidente dos Agricultores do Sul, deixou um alerta para o fato de “ainda não se viu correr água em um barranco ou ribeira”, alertando para a seca que já grassa na região e que “vai ser seguramente um problema grave”, rematou.
Dizendo-se “ciente da quota de responsabilidade” João Rocha, presidente da Câmara de Beja, revelou “a efetivação de um protocolo” entre a autarquia e a ACOS, para “a gestão do Parque de Feiras”, concluiu.
A 33ª edição da Ovibeja, que decorre até segunda-feira, apresenta como novidade o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, onde passará “toda a cultura alentejana deste Mundo”. No espaço poderão ser observadas, entre outras, exposições sobre “cante alentejano e chocalhos”, classificados como Património da Humanidade, pela UNESCO.
OviPolitic Friday
11h00: Assunção Cristas (Presidente do CDS/ PP)
11h30: António Costa (Primeiro-ministro) acompanhado de Capoulas Santos (Ministro da Agricultura)
14h30: Capoulas Santos (Ministro da Agricultura) – Colóquio “Desafios da Agricultura e o PDR 2020”, Nerbe
15h30: António Saraiva (Presidente da CIP)
18h00: Pedro Passos Coelho (Presidente do PSD)
18h30: Jerónimo de Sousa (Secretário-geral do PCP)
Teixeira Correia
(jornalista)