A morte de Fernando Mamede, natural de Beja e que faleceu ontem aos 74 anos, levou o Município a decretar um dia de Luto Municipal “a ocorrer na data das cerimónias fúnebres do Atleta, durante o qual as bandeiras do Município serão colocadas a meia haste”.
Num comunicado emitido na manhã desta quarta-feira a autarquia bejense, lamenta o desaparecimento “de uma das figuras maiores do atletismo português e um dos mais destacados atletas da história do desporto nacional”, nascido em Beja em 1 de novembro de 1951.
O Município de Beja reconheceu o seu percurso de excelência e o contributo para a projeção do concelho a nível nacional e internacional, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito da Cidade e dando o seu nome ao Complexo Desportivo Fernando Mamede e à corrida anual de 10Km, perpetuando junto da comunidade o legado de um bejense maior.
Para além do seu percurso desportivo, o Município lembra que Fernando Mamede se destacou também pela “forma frontal e corajosa com que abordou os desafios psicológicos da alta competição”, contribuindo de forma pioneira para a reflexão sobre a saúde mental no desporto.
A morte de Fernando Mamede representa “uma perda irreparável para o atletismo português e para Beja”, que vê partir uma das suas figuras mais emblemáticas no panorama desportivo nacional, endereçando à família as mais sentidas condolências, com a certeza de que “o seu legado desportivo, humano e cívico permanecerá vivo na memória coletiva”.
Teixeira Correia
(jornalista)


